Pesquisar
Close this search box.
/
/
Diferenças geracionais e seu impacto no consumo

Diferenças geracionais e seu impacto no consumo

Pesquisa da Ipsos revelas dados sobre o Brasil e mostra como executivos enxergam e trabalham as diferenças geracionais em suas empresas

As mudanças demográficas e o envelhecimento da população estão impactando a sociedade com cada vez mais intensidade. No mercado de Customer Experience (CX) os desafios das marcas para dialogar com as diferentes gerações interferem não apenas na forma como empresas criam suas ofertas, mas como trabalham internamente essas diferenças também.

Nesse cenário, além de tecnologia e algoritmos, pesquisas podem contribuir para entender os comportamentos dessas diferentes gerações de consumidores e como isso pode auxiliar empresas na melhoria de seus processos e estratégias de marca.

O Ipsos Talks trouxe alguns insights interessantes sobre o tema numa pesquisa apresentada por Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil. Moderado por Paula Sória, diretora de clientes na Ipsos, o evento contou com a participação de Célia Nishio, Diretora Global Marketing Intelligence na Natura e Maria Clara Fleury, Líder Latam de Comunicação e Marketing para o Consumidor do Google.

Conheça o Mundo do CX

Inflação, confiança e as diferentes gerações

A pesquisa trouxe alguns destaques sobre como alguns temas estão influenciando nesse cenário de consumo e gerações. Um deles é a “vulnerabilidade” com a inflação. Dos 30 países analisados na pesquisa, a intensidade dessa preocupação é maior no Brasil, sobretudo com os boomers.

“Cicatrizes do passado podem ser um dos gatilhos para essa geração de consumidores ser impactada pela vulnerabilidade da inflação”, diz Marcos Calliari. Por outro lado, a nova geração de consumidores se demonstra extremamente preocupada com a desigualdade social. “Com os mais novos, Gen Z e Millenials, a desigualdade social é o que preocupa. A inflação ainda nem tanto”, destaca Calliari.

Já sobre o índice de confiança do consumidor, um dado que sempre chama a atenção em pesquisas, a Ipsos aponta que ele vem aumentando no Brasil – muito mais que em outros países. Segundo o estudo é uma percepção positiva para 58,6% dos pesquisados.

Demografia e outros aspectos sociais

A Ipsos também destaca que o caráter demográfico também é um dos grandes fatores para entendermos as gerações e seus comportamentos de consumo. Em linhas gerais, a pesquisa ressalta que há uma tendência de redução demográfica e diminuição da taxa de fecundidade no Brasil. Há também a expectativa de vida mais alta dos brasileiros, que cresce a cada dia; convivência intergeracional; lares compostos de uma pessoa (monohabitante); a maior urbanização, além do número expressivo de pets no país, são 50 milhões de animaizinhos de estimação, principalmente cães e gatos, nos lares brasileiros. Tudo isso coloca o Brasil como um mercado de consumo ainda mais plural e diversificado.

Leia mais: Automação puxa investimentos em TI em 2023, segundo Gartner

Como as marcas enxergam e trabalham essas diferenças?

Um dado que também chama a atenção na pesquisa da Ipos é que as gerações mais novas cresceram com maior confiança nas instituições e nas empresas. Por esse lado, como é para as marcas trabalharem hoje a gestão do portfólio, inovação de produtos e serviços? Como elas estão se estruturando em um cenário de consumo mais diversificado e projetando avanços e recriando valor de marca?

Célia Nishio, da Natura, acredita que o importante é notar quais são os propósitos da marca nessa comunicação e relação geracional. “Além do olhar para os diferentes públicos de consumidores, dentro da Natura, por exemplo, temos cinco gerações diferentes trabalhando juntas. Isso faz com que tenhamos um olhar diversificado na percepção da marca e no desenvolvimento de produtos para trabalhar nosso portfólio contemplando todas essas gerações”, explica Célia.

Maria Clara Fleury, diz que no caso do Google, a empresa parte de um “olhar para todos”. “Pensamos sempre num produto simples e que todos irão utilizar no seu dia a dia, como uma escova de dente, por exemplo. Mas não deixamos de olhar para essas necessidades geracionais de cada público. Hoje entregamos no buscador Google muito mais resultado em imagens e voz, por exemplo”, revela.

Nesse ponto, Marcos Calliari, destaca a importância do ressignificado. “Este exemplo do Google é de como as empresas são impactadas geracionalmente. De como podem recriar usabilidades e trazer um novo significado para um produto ou serviço. É isso que o impacto geracional provoca numa marca. E isso requer um olhar atento e muito trabalho das empresas para seguirem relevantes para seus clientes”, destaca o CEO da Ipsos no Brasil.

“Adequação de produtos e agradar a todos é muito complexo hoje”, completa Célia Nishio. Ela ressalta que nesse caminho, a Natura utiliza ferramentas internas e estudos que auxiliam nesse processo. No entanto, Marcos Calliari alerta para o cuidado e a necessidade de conhecimentos mais profundos agora sobre comportamentos de consumo, que vão além de KPIs tradicionais e requerem um entendimento maior de dados intangíveis sobre as novas gerações para traduzi-los em ajustes para as marcas.

Capacitação e liderança

Nesse caminho sobre entendimento geracional para o consumo, Maria Clara Fleury, pontua que uma boa liderança é fundamental dentro das empresas e ela deve estar preparada para lidar com toda essa diversidade. “No Google temos esse cuidado de entender as particularidades e experiências desses grupos. E o olhar da liderança em estar constantemente conectada com essa diversidade do consumidor e também dentro de suas estruturas, para poder falar com todas essas pessoas, faz a diferença na estratégia do seu negócio”, frisa.

Tudo é “um olhar de aprendizado”, avalia Célio Nishio. “E isso vale para todos nós”, afirma. “Na Natura utilizamos, por exemplo, seções de letramento e de afinidades, além de outras atividades em grupos que trazem maior profundidade nessa discussão sobre como encaramos as diferentes gerações”, conclui.

Ao final da discussão, fica evidente o quão dinâmico está o mercado de consumo quando associado as diferentes gerações, aos seus hábitos de consumo, classes e localidades. Um desafio que se torna mais agudo na medida que não só o tempo avança, mas, a tecnologia nos apresenta novos caminhos e novas formas de nos relacionarmos e consumirmos.



+ NOTÍCIAS
Como garantir que o cliente seja genuinamente engajado?
Conversational Selling: transformando a experiência do cliente 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]