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Consumo de produtos piratas no país cai pela metade em cinco anos

Consumo de produtos piratas no país cai pela metade em cinco anos

Entre os brasileiros que consomem itens pirateados, 45% se arrependeram da compra por conta da baixa qualidade do produto

Pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos, realizada com 1.200 consumidores de 72 municípios, mostra que o consumo físico de produtos piratas diminuiu em mais da metade no país. Em 2015, 28% dos brasileiros consumiram pelo menos um desses itens, mesmo nível de 2014, o que equivale a 40,3 milhões de consumidores. O resultado é bem abaixo da média histórica de 41% registrada pelo levantamento, que teve início em 2006.

Entre os brasileiros que compraram algum produto pirata em 2015, DVDs (71%) e CDs (58%) permanecem na liderança do ranking. No caso dos DVDs, a pesquisa ainda mostra alta de 7 p.p. no consumo em relação ao ano passado. Dentre os itens piratas consumidos, destacam-se também roupas (11%), calçados, bolsas e tênis (10%) e óculos (10%).

O preço é o diferencial que leva à compra de produtos piratas para quase a totalidade dos brasileiros consumidores desse mercado (97%). No entanto, 45% desses informaram já ter se arrependido com a compra, sobretudo devido à baixa qualidade dos produtos (91%). A falta de garantia foi mencionada por 21% como razão de arrependimento.

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