/
/
A hora e a vez dos veganos : perfil alavanca oferta por alimentos não convencionais

A hora e a vez dos veganos : perfil alavanca oferta por alimentos não convencionais

Startups de alimentação apostam em produtos não convencionais atendendo a um consumidor mais consciente e com hábitos alimentares específicos

O consumo consciente tem impulsionando empresas e atraído a atenção para um público específico também: os consumidores veganos. Esse “novo” consumidor pode ser definido por ser um cliente cada vez mais informado e preocupado com a origem daquilo que consome e, principalmente, com o meio ambiente.

Para atender este público que vem ganhando espaço no mercado,  “carnes plant-based”, leites vegetais de aveia, amêndoas, de castanha, de coco e uma variedade de farinhas e de outros produtos são algumas das alternativas (além da tradicional soja) buscadas por este consumidor. Para celebrar o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, saiba mais sobre esse mercado exponencial que não é tão novo assim.

Potencial de mercado que deve ser percebido

Pesquisa da SVB, de 2018, já apresentava que mais da metade dos brasileiros (55%) consumiriam mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem ou se tivessem o mesmo preço que os produtos que estão acostumados a consumir (60%). Além disso, segundo outra pesquisa da SBV feita com Datafolha em 2017, 63% da população gostaria de reduzir o seu consumo de carnes.

Outra pesquisa mais recente, apresentada em dezembro de 2020, encomendada pela multinacional de alimentos ADM em parceria IBOPE DTM, concluiu que 52% dos brasileiros definem seu estilo de vida como “flexitariano” , pessoas que conscientemente procuram ingerir alimentos e/ou bebidas à base de proteína vegetal.

O potencial também é enorme no mercado de carnes vegetais. Segundo o Relatório Plant-Based Meat: Processing Alternatives and Ingredients Assessment, da consultoria internacional Kline, baseado nas tendências de crescimento das vendas no varejo de produtos análogos de carnes vegetais, projeta que o mercado global pode crescer a um CAGR de 20%, atingindo um valor de mercado de 5,60 bilhões de dólares até 2024.

Leia mais: ESG e consciência ambiental: baixa no mercado e otimismo da sociedade

O surgimento das food techs

Em resposta a este público surgem negócios de olho nessa parcela ativa de consumidores. O surgimento de “food techs”, startups que inovam em ingredientes e que trabalham com rótulos limpos (clean labels), e produzem alimentos similares aos de origem animal, com características mais naturais e nutritivas, e que atendem não só veganos, mas também alérgicos e pessoas que optam por alimentação saudável estão ganhando projeção no mercado.

É o caso da NoMoo, uma food tech carioca especializada na produção de laticínios à base de castanha de caju. “As pessoas vêm buscando alternativas à alimentação tradicional, por motivos de saúde, ideologia e até emagrecimento”, diz Marcelo Doin, sócio-fundador da NoMoo.

Dion diz que a maioria dos consumidores da NoMoo não é composta por veganos. “Trata-se de um público flexitariano e/ou wellness que busca uma alimentação mais consciente e saudável. Já observamos uma tendência de pessoas dispostas a diversificar a alimentação, o que tende a crescer muito nos próximos anos”, observa o empreendedor.

Na sua produção queijos, manteigas e iogurtes. A marca tem crescido tão rápido quanto a demanda. “Em 2022, pretendemos crescer em 300% o nosso faturamento, com o lançamento de novos SKU’s (Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque)”, prevê Doin.

“Quando fundamos a NoMoo, em 2015, a oferta de queijos veganos produzidos no Brasil, por exemplo, praticamente não existia”, diz o empreendor, que prevê ampliação para pizzarias e hamburguerias e para outros países como Estados Unidos e Portugal, além de estar em processo avançado de negociação com três países da América Latina.

Leia mais: Como a sustentabilidade tem influenciado o varejo de vestuário

Preocupação com o meio ambiente

Creme de brandy é um produto decorrente da destilação de vinho de uva. Sofisticado e apreciado em diversos países, ganhou um rótulo de “amigo do planeta” pelas mãos de Peter Smith, proprietário da marca Wine & Spirit Int. Ltda, que, preocupado com as questões ambientais lançou o, “Besos de Oro”, um brandy para consumidores veganos e que não consomem glúten. É 100% vegetal e similar ao que é produzido na Irlanda, mas sem lactose, é vegano, e sem glúten.

“Em todo o planeta vemos agora um mundo onde cada vez mais vegetarianos e veganos estão presentes como uma parte importante e crescente do ambiente varejista, e não mais considerados como outsiders ou ativistas. E como a maioria dos consumidores conscientes da saúde estão dispostos a pagar por um produto melhor”, diz Dale Sklar, Diretor da Wine & Spirit.

Além de ser 100% vegetal, “Besos de Oro” tem uma vida útil prolongada de mais de três anos fora da geladeira, em comparação com seu equivalente em licor de creme de leite que deve ser mantido em uma geladeira e dura aproximadamente apenas 12 meses. Outras vantagens deste licor, além de ser sem glúten, é que, em comparação com as bebidas à base de creme de leite, contém muito menos calorias e não tem adição de açúcar. Sklar aposta que o Brasil se tornará um mercado importante para “Besos de Oro”, que já está à venda na Inglaterra, Gana na África, e a primeira listagem acaba de ser acordada na América do Sul para o Paraguai.

Feira no Brasil fomenta o mercado vegano

Para conhecer o trabalho destas empresas e de outros segmentos visite a ANUFOOD Brazil. A feira é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Ela acontecerá em Abril (12-14) das 10h ás 19h no São Paulo Expo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+Notícias

Sustentabilidade: por que ainda é difícil ganhar escala no mercado? 

Como a revolução politicamente correta está orientando o consumo 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]