TAXA DE DESPERDÍCIO
Sabia que esta prática, estampada em cartazes por alguns restaurantes, não é legalizada? Não existe autorização legal para que o cliente seja cobrado por desperdício de comida. Isso é considerado prática abusiva, nos termos do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O consumidor que se negar a pagar essa taxa e for obrigado pelo comerciante pode formalizar sua reclamação no Procon, e o estabelecimento poderá ser multado. A cobrança da taxa de desperdício de comida configura vantagem manifestamente excessiva, nos termos do CDC. O consumidor que for cobrado terá direito à devolução em dobro do valor que foi pago. Mas é importante destacar que, apesar desse tipo de cobrança ser proibido, o consumo consciente deve prevalecer, evitando-se o desperdício de alimentos, orienta Francisca Britto, chefe da Divisão de Fiscalização do Procon.
A ENTREGA DA ENTREGA
Em Manhattan, Nova York, a empresa Parcel se especializou em receber compras virtuais e entregar aos compradores na hora combinada ao final da tarde ou à noite. O serviço é ideal para quem compra on-line e trabalha o dia inteiro (e não tem quem receba as entregas, que ocorrem, justamente, em horário comercial). Assim que recebe o pacote, a Parcel envia uma confirmação para o celular do consumidor, informando a hora em que fará a entrega. Bom também para as empresas de entrega, que não precisam mais fazer viagens à toa.
ECONOMIA DE 17% NA CONTA DE LUZ
Em um trabalho que envolvia o reposicionamento de marca com foco no público feminino 25 a 35 anos de classes B2 e C1 no segmento de cama, mesa, banho e decoração a Artex adotou um novo conceito arquitetônico em suas lojas. Conhecido como Box Concept ou Minimalista, grande parte do projeto feita pela Takano Arquitetura é baseado na iluminação.
O objetivo foi criar um espaço que gerasse uma experiência sensorial única aos consumidores, com foco na valorização dos produtos. Para isso, foi adotado um sistema misto de luminárias com lâmpadas de vapores metálicos, com focos difusos e focados, e luminárias de LED com fachos fechados.
O resultado mostrou um retorno sobre o investimento em tecnologia de iluminação em 18 meses, e uma redução do consumo de energia de 17%.
SEM FITA
Dois estudantes americanos criaram uma caixa que não precisa de fita adesiva e usa 15% menos papelão. Chamada de The Rapid Packing Container, é uma reinvenção da caixa tradicional, desenhada para gerar menos resíduo, ser mais fácil e rápida de fechar, abrir e reusar.