Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumo e conflito Rússia e Ucrânia: é hora de valorizar o mercado local?

Consumo e conflito Rússia e Ucrânia: é hora de valorizar o mercado local?

Conflito Rússia e Ucrânia dispara novo alerta para o consumidor brasileiro; entenda na entrevista com a advogada Marcela Cavallo, especialista em direito do consumidor

Seguindo uma série de entrevistas e matérias alusivas ao Dia do Consumidor, comemorado em 15/03, conversamos com a advogada Marcela Cavallo (Zilveti Advogados), especialista em direitodo consumidor, sobre as consequências do conflito Rússia e Ucrânia para o consumidor brasileiro.

Iniciado em fevereiro deste ano, a guerra que hoje acontece na Europa está provocando diversas mudanças no mercado, não só dos países envolvidos como no mundo todo. Logística de produtos importados, preços e prazos de entregas (principalmente de produtos direto da China), alteração de preços de petróleo e gás, além do aumento de preços em diversos outros itens.

Leia mais: Pandemia, saúde mental e os novos perfis de consumidores

Para os brasileiros, não será diferente. Segundo a advogada, em conflitos dessa magnitude, “é hora de valorizar o mercado local” e de ficar atento ao aumento de preços em diversos itens impactados por esse cenário, e ponderar as compras internacionais devido a variação de câmbio.

Cabe aqui um recorte: A Petrobrás reajustou os preços da gasolina e do óleo diesel nas refinarias. O Aumento entre em vigor a partir dessa sexta-feira (11). Para a gasolina, o reajuste nas distribuidoras será de 18%. Para o diesel o aumento é ainda maior ,24,9% . Na bomba, o consumidor certamente verá uma aumento por volta de 1 real a mais no litro do combustível.

Reflexos que disparam novo alerta para consumidores e mercado, justamente em um momento que ambos pareciam respirar mais aliviados com a desaceleração da pandemia. Abaixo, você confere a entrevista com Marcela Cavallo sobre estes desafios.

CM – Primeiramente, qual sua avaliação frente aos movimentos militares da Rússia em solo ucraniano?

Marcela Cavallo – Vejo este movimento como algo extremamente negativo e inaceitável. Lamentavelmente, além dos impactos econômicos cruéis em um momento em que o mundo se recupera de uma extensa pandemia, a movimentação é uma ameaça à democracia, à diplomacia.

CM – Do ponto de vista da economia e consumo quais serão os desdobramentos desse conflito? O Brasil será impactado? De que forma?

Marcela Cavallo – Os impactos são imensuráveis. Hoje já sentimos alguns deles e imediatos, tais como a variação do câmbio, bem como aqueles que surgem ante as sanções à Rússia, que levam ao enfraquecimento de sua economia, e de países adjacentes, como consequência. Existe também a disparada dos preços das commodities, que desencadeia uma disparada na inflação. Isso traz uma consequência direta para o consumo, podendo inclusive atingir o país. O Brasil importa cerca de 20% de seus fertilizantes da Rússia. Certamente, terá que recorrer a outros países para suprir o abastecimento, e isso trará um impacto para o setor do agronegócio. O brasileiro poderá notar um aumento nas gôndolas dos produtos originários deste setor. Além do mais, com o aumento do preço do barril do petróleo que certamente ocorrerá, poderemos enfrentar uma crise de abastecimento.

CM – No que o consumidor brasileiro precisa estar atento frente a conflitos internacionais dessa magnitude?

Marcela Cavallo – O consumidor brasileiro deve estar atento principalmente com relação às compras internacionais que, dada a variação de câmbio e a crise que, em maior ou menor escala, atingirá o mundo todo, podem sofrer alterações nos preços. Valorizar o mercado local, neste momento, pode ser benéfico ao consumidor. Importante ter atenção, também, com os produtos oriundos do agronegócio. Produtores locais tendem a ser menos atingidos neste aspecto.

CM – Como você avalia a suspensão de operações de algumas marcas internacionais na Rússia? No longo prazo essas marcas poderão ser prejudicadas?

Marcela Cavallo – Essa é uma decisão política, e não econômica. Além de manifestarem de forma clara seu posicionamento contra a guerra, essas suspensões, somadas às sanções, possuem o poder de impactar o consumidor russo, buscando, assim, instalar uma crise interna do país, para que a população se posicione contra a guerra e o Putin. Economicamente falando, as marcas certamente enfrentarão um impacto negativo, mas vivemos em uma época em que o posicionamento das marcas em empresas possuem um impacto forte frente ao consumidor, então certamente na balança, para estas marcas, o prejuízo maior seria não se posicionar.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

Qual o status atual dos objetivos de desenvolvimento sustentável do Brasil? 

Como a revolução politicamente correta está orientando o consumo 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]