Nesta semana, Nova York foi o centro das atenções para varejistas e toda a cadeia de valor do setor. Lá acaba hoje (20) um dos maiores eventos sobre o setor do mundo: o NRF – Retail?s BIG Show, evento organizado pela NRF (National Retail Federation), a associação norte-americana de varejo. No encontro, que começou dia 17, vários temas foram abordados. E o consumidor, mais uma vez, foi o grande centro das atenções.
Em um dos paineis, Kristy Sammis, co-fundadora do Coletivo Clever Girls, considerou os principais pontos que o varejo de qualquer lugar do mundo precisa se atentar para chamar a atenção do grande protagonista do setor. Ela explicou o poder que a autenticidade das marcas, a história delas e a consciência delas têm na influência das decisões de compra dos consumidores.
Leia também
O consumidor tem o poder
Para ela, hoje, o que importa, é que as marcas construam relações com os consumidores e as redes sociais têm papel decisivo nessa construção. E não apenas ela. O diretor de marketing e marca da Pottery Barn?s, Kris Mulkey, contou como a marca trabalha o catálogo da varejista de forma a ficar mais próxima dos consumidores.
Ele diz que os catálogos podem ser muito inspiradores, mas também intimidadores. Para evitar esse tipo de reação, a varejista resolveu colocar pessoas reais utilizando seus produtos. A ideia, explica, é mostrar como os produtos ficam em casas reais. Foram escolhidos 12 influenciadores digitais que mostraram como eles utilizavam os produtos da marca para decorar suas casas. “Quando estamos postando coisas que são reais e autênticas, as pessoas respondem”, afirma.
Já a Zappos apostou em bloggers para promover seus sapatos, explicou Jaclyn Ruelle, executiva da agência Mullen Lowe, que encabeçou a ação. A ação foi simples: a varejista deu ao grupo de bloegueiros seletos um crédito de 300 dólares por mês para compras no site da Zappos. Segundo a executiva, poucos meses depois, as indicações dos bloggers garantiu cerca de 9.000 dólares em receita.
Em outro painel do grande evento, Anthony Marino, CMO da ThredUP, explica que o que o varejo precisa hoje é passar para os consumidores que eles os entendem. E para isso é preciso que as marcas entendam, profundamente, como é de fato a vida do cliente.
Leia também
Como engajar o consumidor 2.0
Com informações de Jessica Elenstar, do NRF – Retail?s BIG Show