/
/
Consumidores estão cada vez mais phygital, mas não abrem mão de conversas reais

Consumidores estão cada vez mais phygital, mas não abrem mão de conversas reais

O chat-commerce aproxima as lojas do consumidor, mas sua execução deve ser bem pensada pelos varejistas

A experiência phygital chegou para propor uma reflexão sobre as experiências do consumidor no varejo físico e online. Afinal, com o digital e o físico tão mesclados à rotina contemporânea, os clientes podem se relacionar com as marcas tanto no ambiente presencial como nos e-commerces. Essa flexibilidade de experiência já não é algo novo, mas com a ascensão do número de compradores online e a popularização do metaverso, empresas passaram a se preocupar em compreender a dinâmica phygital, adaptando suas lojas físicas ao perfil dos novos consumidores.

Rodrigo Marinho, Regional Sales VP LATAM da Twilio, aponta os impactos do phygital no varejo e como usar esse conceito para otimizar os negócios.

Venda por apps: uma tendência a ser seguida

O relatório The Conversational Commerce Report, lançado pela Twilio, traz dados a respeito das mensagens conversacionais e revela: 77% dos consumidores desejam usar mensagens conversacionais para obter ajuda na seleção de um produto ou serviço; 58% usariam canais de mensagens para comprar um produto ou serviço se tivessem essa opção; 80% dos consumidores gostariam que as marcas oferecessem mensagens ao estilo conversational messaging; e 95% dos consumidores dizem que confiariam mais em uma marca se fosse mais fácil para eles iniciar uma conversa com ela.

A pesquisa foi elaborada pela Lawless Research, com 3.900 consumidores em 10 países, incluindo o Brasil. “Esses dados apontam claramente que as marcas precisam estar atentas a essa tenência, ou podem acabar se distanciando de um ponto de contato importantíssimo com seus clientes”, comenta o profissional.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Pandemia foi a responsável pela aceleração de
experiências phygital

A pandemia de Covid-19 teve um papel importante no aumento da confiança do cliente para se aventurar nas compras online em diferentes sites e permitiu que ele se relacionasse com as marcas por meio de plataformas digitais.

“A necessidade de um contato mais próximo entre cliente marca, inclusive, fez com que houvesse um aumento na demanda de pessoas que pediam por um contato digital das marcas que ainda não o utilizavam, ou o faziam de forma muito pontual”, salienta Rodrigo Marinho. Para o especialista, há uma intensificação do relacionamento pelo meio digital, o que se desdobra da demanda pelo omnichannel, em que os clientes não buscam apenas um meio digital para contato e onde, por vezes, meio digital e físico se misturam em um atendimento de longo prazo.

Chat-commerce na experiência de compra exige cuidado

O atendimento conversacional pode trazer muitas vantagens ao lojista. Mas para que ele traga resultados efetivos, o Regional Sales VP LATAM da Twilio alerta para o cuidado com a forma como o cliente é atendido: “Se houver o senso de continuidade do relacionamento proporcionado por plataformas de engajamento do cliente, que se utilizam de plataformas de dados do cliente constantemente atualizadas, uma IA realmente responsiva ou um atendimento pessoal bem-preparado, com certeza fará toda a diferença. O consumidor vai se sentir motivado a comprar mais e a recomendar aquela marca pela experiência única proporcionada”.

Mesmo que os consumidores estejam abertos a mensagens ou conversas com varejistas, a experiência pode ser frustrante quando o atendimento conversacional apresenta unilateralidade ou atrasos excessivos. Para driblar situações como essas, Rodrigo Marinho recomenda: “Utilize plataformas de dados de clientes e plataformas de engajamento do cliente. Esse tipo de solução tecnológica não apenas fornece dados do cliente, como também enumera informações relevantes, aponta problemas e soluções de outras conversas, indica preferências, correlaciona dados com outras informações do mundo exterior, tudo de forma a proporcionar uma experiência envolvente e única, mesmo que em escala. Esse tipo de ferramenta proporciona agilidade, escalabilidade e que a conversa não seja unilateral, repetitiva e cansativa”.

Conheça o Mundo do CX

Como garantir o melhor relacionamento
entre loja e consumidor?

Conhecer o cliente é o primeiro passo ao elaborar uma experiência phygital. “A proximidade e exclusividade só é possível quando se conhece seu cliente e quando esses dados são postos em uso de forma ativa. Um atendente de um mercado de bairro trata seus clientes bem porque conhece a todos eles, e não há um caminho diferente quando se fala em atendimento em grande escala. É preciso conhecer cada cliente. É claro que, para fazer isso em escala, é preciso contar com a ajuda da tecnologia”, comenta o especialista.

Outra alternativa é aproveitar os canais conversacionais para enviar mensagens aos clientes após o processo de compra. “O relacionamento não precisa terminar após o final da compra. Na verdade, ele precisa continuar a ser nutrido, mas é preciso respeitar certos tempos e limites, como ressalta Rodrigo Marinho: “Uma pessoa que acabou de comprar um tênis, por exemplo, não irá precisar de um novo par daquele mesmo tipo tão cedo. Por isso, ela não deve ser impactada por promoções e mensagens envolvendo o mesmo produto ou o mesmo tipo de produto por algum tempo”.

Para vencer esse obstáculo, o profissional sugere uma plataforma de engajamento bem desenvolvida pode coletar dados do ambiente e de outros dispositivos, como um smartwatch que capta a quantidade de passos do cliente, por exemplo, e obter a informação de quando, mais ou menos, a pessoa terá desgastado aquele calçado a ponto de precisar de um novo. “Claro que toda essa informação é cedida com consentimento do cliente. Essas informações permitem que se ofereça um novo tênis no momento adequado”.

Esse é um exemplo simples de um relacionamento mantido nos momentos adequados. Porém, até que chegue a hora de oferecer um novo tênis, nada impede a marca de oferecer outros itens, a depender do perfil do consumidor. Esse é todo o potencial de se usar uma plataforma de engajamento dentro de uma realidade phygital.


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]