/
/
Relacionamento com consumidores no mundo conectado

Relacionamento com consumidores no mundo conectado

Entenda como romper com velhas crenças pode ter um forte impacto no mundo de negócios contemporâneo

ricardo_gorski_mundoEstamos vivendo a era de ruptura de crenças na qual os modelos tradicionais de negócios já não possuem a mesma longevidade de outrora. No mundo inteiro, organizações mantinham um pensamento linear sobre como conduzir suas operações e quais seriam as melhoras maneiras de atrair e reter clientes. Com a hiperconectividade e o aumento de competição, hoje as empresas estão sujeitas a uma desestabilização que há até pouco tempo atrás era considerada inimaginável.

São vários os exemplos que conseguem sintetizar as mudanças bruscas que estão acontecendo no mundo dos negócios e na forma como consumimos produtos e serviços. Empresas como Netflix e Uber chegaram ao mercado com produtos acessíveis, criaram um novo nicho de consumidores e deslocaram indústrias inteiras, utilizando tecnologia de maneira eficiente e com enorme potencial de valor agregado.

Essas empresas tiveram sucesso porque lá atrás entenderam que a nova geração de consumidores é digital. São aquelas pessoas que buscam ambientes colaborativos de trabalho, que querem acessar tudo que precisarem por meio de seus smartphones e buscam personalização em todas as suas interações com as marcas. O novo consumidor não quer ligar para uma empresa e ouvir como pode ser atendido ou ajudado. Ele espera que, no momento da interação, a organização já o reconheça, já que não tem tempo a perder.

Ao esperar mais de seus relacionamentos com as marcas, os consumidores estão dispostos a oferecer em troca insights sobre suas preferências e até mesmo pagar valores premium pelos mesmos serviços e produtos, desde que a sua experiência seja a melhor possível.

Por outro lado, no mundo da economia digital, as empresas devem compreender que seu foco maior deve ser em inovação. Isso significa buscar maneiras de automatizar processos para que sejam mais eficientes simples e baratos. Na medida em que o mundo digital segue a caminho da computação em nuvem, a ideia de que uma empresa gerencie seu próprio data center não fará sentido. Ao “delegar” a infraestrutura para um parceiro que seja especializado, as organizações conseguem realocar seus investimentos onde são realmente necessários e determinar que suas equipes de TI foquem seus esforços no que é importante. Com isso, as empresas conseguem economizar custos, tempo, aumentam a produtividade, escalabilidade e diminuem os riscos.

Cada vez mais, observamos que o futuro da comunicação de negócios está atrelado à satisfação de consumidores. É um momento de saber captar todas essas mudanças que acontecem no mundo e desenvolver uma plataforma integrada para contact centers, na qual seja possível gerenciar interações entre clientes e marcas por meio de todos os canais e de maneira que a informação consiga se perpetuar.

Nessa evolução para a criação de centros de engajamento, o “pensar diferente” significa saber encontrar os serviços certos, que agregam valor ao seu negócio, sem se preocupar com fronteiras e limites. São melhores decisões a menores custos.

*Ricardo Gorski é CEO da Interactive Intelligence no Brasil

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]