/
/
Um olhar sobre o consumidor de transporte rodoviário no Brasil

Um olhar sobre o consumidor de transporte rodoviário no Brasil

Pesquisa faz um raio-x do usuário do transporte rodoviário no Brasil e revela dados curiosos de um setor em crescimento

Na semana em que se comemora o Dia do Consumidor (15) a ClickBus, marketplace de passagens rodoviárias, levantou alguns dados sobre a demanda do mercado rodoviário nacional e sobre viagens de ônibus no Brasil em 2022.

Uma informação interessante do estudo aponta que o total de viagens feitas em 2022 daria para dar a volta ao Brasil 960 mil vezes.

Outro dado revela que, por conta da pandemia e de fatores macroeconômicos, o setor rodoviário no Brasil passou por uma evolução nos últimos anos, o que inclui digitalização acelerada, mudança no comportamento de quem viaja de ônibus, além de um crescimento do setor.

O setor rodoviário em números

De acordo com dados da empresa, em 2022 foram transportados 49% de passageiros a mais do que em 2021. Ao todo foram mais de 29.104.050 horas viajadas por usuários da plataforma em 2022.

Em média, a empresa vendeu passagens suficientes para percorrer mais de 4 bilhões de quilômetros. O que daria para ir e voltar mais de 960 mil vezes do Oiapoque – AP ao Chuí – RS ou percorrer mais de dez mil vezes a distância da Terra à Lua.

Foram mais de 29 milhões horas viajadas em 2022

Passagens vendidas daria para percorrer mais de 4 bilhões de quilômetros

Os efeitos da pandemia

Para o CEO da ClickBus, Phillip Klien, a pandemia fez com que o brasileiro redescobrisse o modal rodoviário e voltasse a considerar o ônibus para suas viagens.

“Com a retomada das viagens, tivemos um cenário de demanda reprimida e também as pessoas em buscas de viagens mais curtas e mais próximas. Viagens que às vezes eram deixadas em segundo plano em detrimento de destinos internacionais, agora estão sendo priorizadas pelos viajantes que estão também redescobrindo o interior do Brasil”, conta Klein.

Segundo dados da empresa, em 2022 40% das passagens comercializadas tiveram como destino cidades do interior do Brasil.

Durante o ano de 2022, os consumidores do modal rodoviário tiveram alguns destinos preferidos, os principais deles estão na região Sudeste do país, onde também há a maior concentração da malha rodoviária do Brasil.

Top 10 dos destinos mais procurados

1. São Paulo
2. Rio De Janeiro
3. Campinas
4. Belo Horizonte
5. Curitiba
6. Salvador
7. Fortaleza
8. Florianópolis
9. Santos
10. Ribeirão Preto

Conheça o Mundo do CX

Já dentre os TOP 100 destinos mais vendidos pela empresa no ano, estão cidades de 19 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, sendo que São Paulo é o estado que lidera o ranking com 38 cidades, seguido pelo Rio de Janeiro com 14 cidades e Minas Gerais com 11 municípios listados.

Sextas-feiras representaram 21% dos embarques

Terças-feiras são os dias com menor taxa de embarque 

Preferências de embarque

Além disso, as pessoas que viajaram de ônibus tiveram preferência por embarcar nas sextas-feiras, que representaram 21% dos embarques, seguidos pelos domingos, com 19% e aos sábados e às segundas-feiras que estão empatadas no terceiro lugar, correspondendo a 14% dos embarques em 2022. Às terças-feiras, foram os dias com menor taxa de embarque durante o ano.

Se tratando de modelo de viagem, a empresa apurou que 58% das passagens adquiridas naquele ano foram para assentos tipo convencionais, 26% executivos e 16% das pessoas que viajaram optaram por poltronas semi-leito.


+ Notícias

O que está acontecendo com a alimentação dos brasileiros? 

“O consumidor quer experiências fluidas, amigáveis e completas”, diz CEO da Ipiranga 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]