Pesquisar
Close this search box.
/
/
Consumidor e Comportamento – Muito mais que um sorriso

Consumidor e Comportamento – Muito mais que um sorriso

Conheça as  5 tendências que redefinem o que o consumidor entenderá por ?ótimo atendimento? nos próximos anos


1 – Produtos com Plano B
Os consumidores têm encontrado cada vez mais opções que não têm como base a posse dos produtos e, sim, o acesso a serviços no momento em que eles forem necessários. Para aliar posse e acesso, ao mesmo tempo em que oferecem novidades, empresas têm criado produtos que vêm com um Plano B: acesso, quando necessário, a um produto alternativo ou reserva que supera limitações do original, resolve problemas emergenciais ou elimina um ponto de reclamação dos clientes.

 Na prática  os donos do i3, veículo elétrico da BMW, podem contar com o serviço Add-on Mobility, que oferece, em países selecionados, a possibilidade de uso de um veículo convencional por alguns dias por mês. Uma solução para quem, por exemplo, precisa viajar e está inseguro quanto à autonomia do carro elétrico.

 
2 – Videovalets
Um questionamento crescente dos consumidores: se posso falar com meus amigos, parceiros de negócios e parentes por vídeo a partir do meu computador, por que o atendimento das empresas ainda é por telefone, e-mail ou, no máximo, chat? Videoconferências utilizando a internet são amplamente usadas em todo o mundo, menos no SAC corporativo. Eis uma oportunidade de oferecer algo diferenciado, com possibilidade de atendimento e solução de problemas em tempo real.

 Na prática  os usuários do tablet Kindle Fire HDX, da Amazon, têm no equipamento o recurso Mayday, que abre um canal de vídeo para o atendimento ao cliente e permite que o cliente resolva seus problemas com apoio de um ser humano. Atualmente, 75% das interações dos usuários do tablet com o SAC da Amazon se dão por essa ferramenta.

 
3 – Entregue mais que produtos
O delivery é o principal ponto de contato das empresas com seus clientes, especialmente no e-commerce. E por que não aproveitar esse momento para estreitar o relacionamento das marcas com seus usuários? Seja por meio de serviços adicionais, ou de extras inseridos no pedido do cliente, ou, ainda pela realização de ações sociais conectadas à entrega dos produtos na casa dos consumidores, é possível aproveitar melhor o momento do delivery. Em qualquer segmento de mercado.

 Na prática  em janeiro deste ano, a e-varejista holandesa JeansOnline lançou uma opção de entrega, o Easy Fit & Return, pela qual os clientes têm, no momento da entrega, 15 minutos para provar os itens comprados e devolver ao courier aqueles que não tenham ficado bons.

4 – O Sexto Sentido
Sensores inteligentes, reconhecimento facial e wearables fazem com que seja possível coletar e analisar informações sobre os clientes, como localização, preferências e histórico de compras, em tempo real. A facilidade de geração de dados e acompanhamento dos hábitos de consumo típicos do mundo on-line e que geram ofertas personalizadas serão cada vez mais utilizados no mundo real para ampliar a experiência de compra dos clientes. O sexto sentido, o da informação, estará cada vez mais presente.

 Na prática  em 2013, a varejista russa de cosméticos Ulybka Radugi colocou câmeras nos caixas, acopladas a um software de reconhecimento facial. As câmeras leem as expressões dos clientes e registram as emoções. Essa informação, agregada ao histórico de compras e ao número do cartão fidelidade do cliente, gera um perfil personalizado que ativa promoções e campanhas personalizadas.


5 – Ser educado vale a pena
A relação das marcas com os consumidores é, definitivamente, de mão dupla. O que significa que as demandas ocorrem dos dois lados. Assim, uma quantidade cada vez maior de consumidores se dispõe a permitir que as marcas demandem algo delas ? uma pequena contribuição ou esforço ? para o bem maior. Para as marcas, abre-se a possibilidade de engajar todos os clientes na busca por uma atmosfera positiva ou por fazer com que os processos se desenvolvam sem falhas.

 Na prática  nas Filipinas, o McDonald?s e a Coca-Cola lançaram o aplicativo BFF Timeout, que recompensa clientes que não utilizarem seus telefones dentro das lojas da rede de fast-food. Os clientes, quando fazendo suas refeições em grupo, abrem o aplicativo e começa uma contagem de tempo, interrompida quando alguém usa o celular. Os placares são apresentados em um telão e os prêmios por não usar o telefone incluem viagens ao Japão e a Singapura.

 

 

 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]