Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como construir marcas icônicas para a Web3?

Como construir marcas icônicas para a Web3?

O aclamado James Vincent, CEO da FNDR, explica como construir marcas icônicas para a Web 3.0 em painel do Web Summit, em Lisboa

O que define uma marca icônica? Para James Vincent, que foi consultor de Steve Jobs, é aquela marca que permanece com a mesma essência ao longo do tempo.

Alguns exemplos que ele explica no painel são as próprias marcas que ele ajudou a construir: Apple, Airbnb e Snapchat. E o que estas marcas têm em comum? São três pontos que as unem: uma narrativa consistente, conexão com a cultura e confiança. A intenção é um ponto fundamental que a marca deve demonstrar.

Por exemplo, no caso da Apple, na questão relacionada à privacidade, ela se posicionou em comunicar claramente o que a empresa faria com os dados de seus consumidores – e isso criou um senso de confiança.

E a narrativa consistente da Apple sempre esteve na intenção de mudar como as pessoas pensam criativamente, e não na de mudar a indústria dos computadores. Ao longo da sua história de sucesso, James destaca 5 momentos-chave, que a essência desta narrativa percorre.

Conheça o Mundo do CX

Momentos-chave da narrativa da marca

O primeiro momento foi o de definir o seu inimigo, em que a Apple manifesta que não são as pessoas que devem se adaptar ao computar, mas o contrário.

Na sequência, a marca decidiu levantar uma bandeira – que foi a de se posicionar como a empresa que está ao lado daqueles que têm coragem para mudar o mundo, que ousam sonhar aqueles sonhos mais loucos.

O terceiro momento foi o de apontar o sinal para o futuro, quando a Apple lança o iPod. O quarto momento foi o de consolidação da marca, mostrando que ela é melhor que as outras.

E o quinto, e último, focou em surpreender – quando a marca lança o iPhone, e a possibilidade de as pessoas customizarem os serviços (apps) que precisam para atender suas necessidades. A narrativa consistente, a partir da qual estes cinco momentos estratégicos da Apple está baseado é o  Creative Thinking.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Agora, quando pensamos em outro case, o do Airbnb, a intenção da narrativa principal da marca não se centrava em mudar o jeito que viajamos, mas sim em mudar o jeito como vivemos, através da viagem.

É sobre viver a vida local, e não apenas chegar em um novo destino. Por isso, a narrativa essencial do Airbnb é sobre Human Belonging.

E, finalmente, a intenção por trás da narrativa do Snapchat nunca foi sobre criar conteúdos efêmeros, de focar em coisas que não duram, mas sim em construir relações de amizade duradouras, através da autenticidade. Não é verdade que temos quinze mil amigos, mas sim 15 amigos. Assim, Authentic friendship é a narrativa que percorre a jornada da empresa. A ideia é que através da autenticidade do conteúdo compartilhado, você construa amizades reais.

Independentemente das frequentes mudanças a nossa volta, estas três marcas seguiram fiéis às suas ao longo do tempo. Esta é a base das marcas icônicas.

Mas, no caso da Web 3.0, ela ainda não tem uma boa história para contar. E, por isso, na Web 3.0 é preciso construir (ainda) mais confiança.

E, muito importante, criar a conexão entre o mundo digital e o físico, eliminando a fricção que existe entre estes dois cenários, porque vivemos em um mundo com um único universo de narrativa. Segundo Vincent, precisamos desenvolver um modelo que ofereça interação com este novo mundo, que a Web 3.0 abre. Para exemplificar, ele apresenta um modelo baseado em três etapas.

Conheça o Mundo do CX

Como interagir no Web 3.0

Primeiramente é preciso que a marca seja um absorvedor de choque, que absorva a fricção. No caso da Apple, foi o iPod, que surgiu como solução para o problema que a indústria da música estava vivendo na época.

Em seguida, a marca tem que ser uma ponte, que conecte a divisão. A Apple fez isso com o iPhone, oferecendo a integração das apps em um mesmo lugar, conectando o mundo físico com o digital.

E, em terceiro lugar, a marca precisa oferecer um sistema que garanta um futuro melhor. No caso da Apple, isso aconteceu com a inauguração da própria App Store.

Por fim, James Vincent, destaca três boas ações para construir uma história única?

  • Tenha uma intenção forte, que se transmita de forma clara.
  •  Tenha clara a sua narrativa-principal.
  • Desenvolva a sua estratégia com base nesta narrativa, e não o contrário. Não se distraia ao longo do caminho. Consistência e foco são elementos-chave em um mundo de incerteza.

*Por Graziela Di Giorgi é CGO e diretora Brasil da SCOPEN.


+ Notícias

Revolução sem revolucionários: dilema no uso de dados no CX

Retenção de clientes na era da lealdade descartável

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]