E eis que está chegando a tão esperada data de descontos. Um dos artifícios para ajudar a fazer boas compras na data pode ser conhecer os itens que tiveram melhores descontos no ano passado. Para isso, o Zoom, buscador de preços, apresenta uma lista que, além dos preços de 2014, traz seus valores atuais, para que o consumidor possa avaliar se o desconto é mesmo verdadeiro.
O Zoom conta com uma ferramenta interessante para ajudar nas compras na data, que é o selo Black Friday. As ofertas serão monitoradas em tempo real e comparadas com os preços praticados anteriormente.
Leia Mais: 10 dicas preciosas na hora de comprar na Black Friday
Entre as 95 mil ofertas que receberam o selo Black Friday do Zoom no ano passado, 46% apresentaram descontos entre 10% e 20%; 28% tiveram promoções com quedas de preços entre 20% e 30%; já 13% ficaram na faixa entre 30% e 40%, e 13% acima de 40%.
?Os artigos que costumam ter melhores promoções são aqueles que o varejo tem maior margem de lucro para trabalhar, por exemplo, moda e acessórios?, explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Ele alerta que ?não são todos os produtos que estarão com grandes quedas de preços, pois o varejo aproveita a data para liquidar estoques e os mais desejados, os eletrônicos, têm uma margem muito apertada para trabalhar, portanto não é possível oferecer um desconto muito alto nesses produtos?, completa.
Leia Mais: Especial Black Friday: saiba quais sites evitar
Para Flores, o essencial é entender corretamente a proposta do Black Friday no Brasil. ?O consumidor precisa saber que não dá para comparar com a Black Friday nos EUA porque a realidade do varejo nos dois países é muito diferente. Aqui obter desconto entre 10% e 20% em um produto eletrônico é algo bem expressivo, já que são artigos que possuem um tíquete-médio alto e essa queda de preço representa uma boa economia. A faixa de desconto que o consumidor encontrará depende muito da categoria do produto que ele deseja?, analisa o especialista em comércio eletrônico.
Confira abaixo os preços do ano passado:
Vale ainda estar atento aos preços praticados nos últimos meses. Para isso, o site da Consumidor Moderno vem trazendo diariamente rankings com maior e menor preço de alguns produtos muito buscados. A ideia é que o consumidor possa avaliar se o desconto realmente vale a pena. Confira o de hoje!
Você pode acompanhar a ação pelo site, com a tag CM na Black Friday e nas redes sociais sob a hashtag #CMnaBlackFriday
Leia Mais: De olho na Black Friday