Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça o setor de negócios que é “à prova de Amazon”

Conheça o setor de negócios que é “à prova de Amazon”

A empresa online vem preocupando diversos segmentos do varejo. Mas existe um que, pelo menos por enquanto, a gigante ainda não olhou

Os tempos não estão fáceis para o varejo. Ainda assim, vários segmentos seguem prosperando. A maioria deles, entretanto, não consegue deixar de prestar atenção nos passos da Amazon. Não é fácil encontrar algum segmento que esteja livre das ameaças da companhia, que investe e amplia cada vez mais sua atuação.
No entanto, há um segmento que não está preocupado com a Amazon, segundo o eMarketer. Pelo menos nos Estados Unidos, a indústria fitness está se mostrando um segmento vencedor do varejo e, cada vez mais, vem ocupando vagas em shoppings, antes ocupadas por lojas de roupa ou de departamentos, que recentemente têm fechando suas portas no país.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Por aqui, no Brasil, o setor também tem se destacado. A preocupação cada vez maior dos consumidores por saudabilidade tem colocado o mercado fitness em destaque. Aqui, além de redes de academia, como Smart Fit, estarem crescendo, a de alimentos saudáveis, como Natural da Terra e Mundo Verde, também têm nadado em oceano azul.
“É um setor que não foi atingido pela Amazon, o que é um fator importante”, disse ao eMarketer Randal Konik, analista da Jefferies. A indústria fitness dos EUA viu o número de academias aumentar anualmente até chegar às mais de 36.500 unidades no começo deste ano, um crescimento total de 36% desde 2005, de acordo com dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA, ou Associação Internacional de Saúde, Raquetes e Clube de Esportes, em tradução livre).

Crescimento sem fim

Ainda segundo a IHRSA, mais de 66 milhões de americanos usaram algum tipo de academia em 2016, um recorde, desde 1987, quando a associação começou as estatísticas. Como resultado, o segmento cresceu cerca de 7%, atingindo US$ 27,6 bilhões no ano passado.
As boas notícias não param por aí: os dados da IHRSA sugerem que há muito espaço para crescer: menos de 20% dos 300 milhões de americanos com mais de 6 anos frequentam algum tipo de clube de esportes.
Vale ficar de olho em uma característica interessante no mercado norte-americano que pode se repetir no Brasil. O setor inteiro tem um retorno positivo, de modo geral. Mas vale destacar que o maior crescimento é visto entre academias mais baratas, redes que cobram até US$ 20 ao mês. Elas cresceram cerca de 70% nos últimos dois anos, segundo o eMarketer.
Outro segmento que cresceu – sua fatia de mercado aumentou de 21% em 2013 para 35% em 20215 – foi o de academias boutique, aquelas luxuosas. Academias de preço médio, no entanto, estão espremidas: elas cresceram apenas 2%, mostrando que, de fato, o consumidor pode estar mudando de comportamento em relação ao mundo fitness.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]