/
/
Conheça os nomes mais populares no Brasil

Conheça os nomes mais populares no Brasil

Também dá para descobrir quantas pessoas têm o seu nome por aí e onde elas estão

Maria? João? Ana? Qual é o nome mais popular do Brasil? Todo mundo bem que desconfiava, afinal há nomes que são bem comuns nas nossas agendas telefônicas. Agora, graças a um levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dá para saber oficialmente os  mais frequentes no Brasil, identificados pelo Censo Demográfico 2010.

De acordo com o IBGE, são 130.348 nomes diferentes na população brasileira (só o primeiro nome foi considerado). São 63.456 masculinos e 72.814 femininos, alguns comuns aos dois sexos. Entre as mulheres, Maria é o nome preferido – são 11,7 milhões de Marias – e, entre os homens, são 5,7 milhões de Josés.

O Instituto lançou o projeto Nomes no Brasil. Neste site, pelo projeto, é possível pesquisar o seu nome, com informações organizadas por sexo, unidades da federação e municípios. Assim, você consegue fazer um levantamento: quantos com o mesmo nome nasceram por década, quantos são seus xarás hoje e onde eles estão. Há ainda um aplicativo disponível gratuitamente para Android, por este link.

Nomes ao longo dos anos

A ferramenta também permite descobrir os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930. Ou seja, dá para identificar o que entrou e saiu de moda.

Para o sexo feminino, Maria e Ana se mantêm estáveis em primeiro e segundo lugar, respectivamente, para todas as décadas. No caso do sexo masculino, Jose e Antonio aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, até a década de 1980. Na década de 1990, Lucas subiu à primeira posição e Jose caiu para a segunda. Já nos anos 2000, João ficou em primeiro e Gabriel apareceu na segunda posição.

Nomes de antigamente

O estudo permite ainda identificar nomes comuns até a década de 1930 que caíram em desuso nos anos 2000. Alzira, por exemplo, antes de 1930 aparecia 8.132 vezes e só apareceu 288 vezes nos anos 2000.  Oswaldo, Geralda, Severina, Avelino e Waldemar apresentaram comportamento semelhante. Já na década de 1950, deixaram de ser utilizados nomes como Terezinha e Neusa, para mulheres, e Benedito e Severino, para homens.

Recentemente, ganharam popularidade nomes menos convencionais, como Caua, Rian, Enzo, Kailane e Sophia.
Pessoas famosas

Como já era esperado, dá para observar mudanças de acordo com as personalidades famosas da época, mesmo que sejam personagens de novelas ou filmes. Esportistas também influenciam bastante.

O nome Dara, por exemplo, personagem de uma novela nos anos 1990, cresceu 4.592% nessa década. Nos anos 2000, o nome Cauã cresceu 3.924%, provavelmente por influência da fama do ator Cauã Reymond. Romario explodiu na década de 1980 e Ayrton nos anos 1990.

No projeto, foram registrados obrigatoriamente o primeiro nome e o último sobrenome de todos os moradores do domicílio e, havendo mais de um morador com primeiro e último nomes iguais, foram registrados os outros nomes que permitissem distingui-los.

As variantes foram contabilizadas separadamente: Ana é diferente de Anna, Luís, de Luiz e Raphael, de Rafael, por exemplo. Sinais como acentos, cedilha, trema e til foram desconsiderados, assim Antônio e Antonio foram contabilizados por igual.
Nomes mais populares no Brasil atualmente

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]