Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça esta novidade: cervejas colaborativas

Conheça esta novidade: cervejas colaborativas

Quando duas cervejarias se unem em busca de uma mesma receita, o resultado pode ser surpreendente

Você já ouviu falar em cerveja colaborativa? Pois bem, a novidade tem tudo para cair no gosto do brasileiro. Trata-se de rótulos criados em parceria entre duas ou mais microcervejarias. Geralmente, são edições limitadas e produzidas em pequena escala.

“As cervejarias se unem – por intermédio de convite ou interesse em comum – para discutir o estilo e a receita, e a produzem juntas. O local é escolhido em conjunto ou, na grande maioria dos casos, na fábrica da cervejaria que efetuou o convite”, explica o cervejeiro Alexandre Moraes, proprietário da cervejaria Cevada Pura.

Ele explica que o processo é o mesmo de uma produção padrão de cerveja, com o diferencial de que existe outra(s) cervejarias a discutir e elaborar a receita que será produzida, cada um colaborando com suas ideias, pensamentos e expertises.

A Cevada Pura atua há 15 anos em Piracicaba, está lançando seu 4º rótulo colaborativo em parceria com a espanhola Cerveza Domus. Sua primeira parceria foi com a americana Cigar City e ambas criaram dois rótulos: American IPA e Brown Ale Café e Cacau. Esses últimos, começaram a ser produzidos em larga escala. No início de 2016, a Cigar City foi à Portugal se reunir com a microcervejaria LETRA, e fizeram uma edição comemorativa da NANQUIM.

São poucas as cervejarias que produzem rótulos colaborativos e é menor ainda as que fazem parceria internacionais, como é o caso da Cevada Pura.

Cervejas artesanais

Definitivamente, as cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro que, com cada vez mais opções de rótulos, tende a experimentar cada vez mais. “Experimentando mais, acaba criando suas preferências, e sai em busca delas. Como as grandes marcas cerveja acabam por produzir um mesmo estilo de cerveja, sem muitas características sensoriais, e todas muito parecidas, o consumidor vê nas artesanais sua alternativa para poder consumir algo que ele realmente gosta”, justifica Moraes.

Para ele, a melhor maneira de se encontrar uma boa cerveja está justamente nesse processo: variar, experimentar e identificar qual(is) estilo(s) mais agradam. “Também ajuda frequentar as lojas especializadas, que sempre trazem as novidades e têm profissionais treinados a ajudar na escolha”, aconselha.

Por fim, ao comprar nos supermercados, especialmente promoções, o cervejeiro aconselha ficar atento às datas de validade e à maneira com que as cervejas estão armazenadas (muita exposição à luz pode prejudicar a cerveja).

“Os Clubes de Cerveja por assinatura são também uma maneira interessante de conhecer novas e boas cervejas. E, procure as cervejarias mais próximas de você e da sua cidade. Gosto, pode se discutir, mas uma cerveja fresca, cuja fábrica está bem próxima, tende a estar com qualidade superior às que precisaram viajar por muito tempo para chegar até você”, conclui Alexandre Moraes.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]