Você já ouviu falar em cerveja colaborativa? Pois bem, a novidade tem tudo para cair no gosto do brasileiro. Trata-se de rótulos criados em parceria entre duas ou mais microcervejarias. Geralmente, são edições limitadas e produzidas em pequena escala.
“As cervejarias se unem – por intermédio de convite ou interesse em comum – para discutir o estilo e a receita, e a produzem juntas. O local é escolhido em conjunto ou, na grande maioria dos casos, na fábrica da cervejaria que efetuou o convite”, explica o cervejeiro Alexandre Moraes, proprietário da cervejaria Cevada Pura.
Ele explica que o processo é o mesmo de uma produção padrão de cerveja, com o diferencial de que existe outra(s) cervejarias a discutir e elaborar a receita que será produzida, cada um colaborando com suas ideias, pensamentos e expertises.
A Cevada Pura atua há 15 anos em Piracicaba, está lançando seu 4º rótulo colaborativo em parceria com a espanhola Cerveza Domus. Sua primeira parceria foi com a americana Cigar City e ambas criaram dois rótulos: American IPA e Brown Ale Café e Cacau. Esses últimos, começaram a ser produzidos em larga escala. No início de 2016, a Cigar City foi à Portugal se reunir com a microcervejaria LETRA, e fizeram uma edição comemorativa da NANQUIM.
São poucas as cervejarias que produzem rótulos colaborativos e é menor ainda as que fazem parceria internacionais, como é o caso da Cevada Pura.
Cervejas artesanais
Definitivamente, as cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro que, com cada vez mais opções de rótulos, tende a experimentar cada vez mais. “Experimentando mais, acaba criando suas preferências, e sai em busca delas. Como as grandes marcas cerveja acabam por produzir um mesmo estilo de cerveja, sem muitas características sensoriais, e todas muito parecidas, o consumidor vê nas artesanais sua alternativa para poder consumir algo que ele realmente gosta”, justifica Moraes.
Para ele, a melhor maneira de se encontrar uma boa cerveja está justamente nesse processo: variar, experimentar e identificar qual(is) estilo(s) mais agradam. “Também ajuda frequentar as lojas especializadas, que sempre trazem as novidades e têm profissionais treinados a ajudar na escolha”, aconselha.
Por fim, ao comprar nos supermercados, especialmente promoções, o cervejeiro aconselha ficar atento às datas de validade e à maneira com que as cervejas estão armazenadas (muita exposição à luz pode prejudicar a cerveja).
“Os Clubes de Cerveja por assinatura são também uma maneira interessante de conhecer novas e boas cervejas. E, procure as cervejarias mais próximas de você e da sua cidade. Gosto, pode se discutir, mas uma cerveja fresca, cuja fábrica está bem próxima, tende a estar com qualidade superior às que precisaram viajar por muito tempo para chegar até você”, conclui Alexandre Moraes.