Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como as marcas utilizam os festivais de inverno para criar experiências únicas

Como as marcas utilizam os festivais de inverno para criar experiências únicas

Festival de Inverno Black Princess traz ativações de marca para se aproximar do público e cativar os consumidores

Durante os meses de junho, julho e agosto, os festivais de inverno no Brasil estão em pleno vapor, encantando turistas e moradores com uma combinação irresistível de música, gastronomia e cultura. Cidades como Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), Canela (RS), Gramado (RS), Pomerode (SC), Chapada dos Guimarães, (MT) e Petrópolis (RJ) se destacam por suas programações que celebram a estação mais fria do ano. Esses eventos culturais proporcionam experiências únicas aos consumidores e convida-os a desfrutar de belas paisagens e a aproveitar o friozinho do inverno brasileiro.

Em meio a esses eventos, as marcas encontram uma oportunidade estratégica para oferecer ao público ativações especiais e experiências sensoriais memoráveis. Com criatividade e inovação, elas buscam se conectar de maneira única com o público-alvo, tornando-se parte integrante da atmosfera festiva. As ações promocionais vão desde espaços exclusivos com degustações e brindes personalizados até a realização de shows e performances temáticas, deixando uma impressão duradoura nos visitantes e gerando maior reconhecimento e afinidade com a marca.

Leia mais:
Estratégias de ativação de marca criam conexões com consumidores

Black Princess nos festivais de inverno

Deck Black Princess
Deck Black Princess no hotel Center Suíço

A Black Princess, cerveja premium do Grupo Petrópolis, é uma das marcas que busca ativação nesses eventos para se aproximar do público e cativar os consumidores. Presente nos festivais de inverno em Campos do Jordão, Gramado e Canela, a cervejaria oferece uma diversidade de rótulos e espaços exclusivos, como o deck e quiosque.

Em Campos do Jordão, a cervejaria montou o Deck Black Princess no hotel Center Suíço, e o quiosque Black Princess no parque Capivari. O Deck abrigou a Black Princess Music Station, com diferentes DJs para animar os convidados. Além disso, a marca promoveu o “Compre e Ganhe” em diversos estabelecimentos, oferecendo brindes personalizados e disponibilizou 70 mil garrafas de água do programa Saber Beber.

Brunch harmonizado da Black Princess

Nos últimos anos, a cerveja artesanal vem conquistando um território que, por muito tempo, esteve reservado quase que exclusivamente a outra bebida popular: o vinho. Estamos falando sobre harmonização de alimentos. A mesma cerveja artesanal que sozinha, dependendo do tipo, pode te um gosto muito amargo, pode ter seu sabor otimizado e até transformado quando combinada com o prato correto.

No Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Consumidor Moderno foi convidada para um brunch harmonizado com alguns dos rótulos especiais da cerveja Black Princess. Esse tipo de experiência é geralmente elaborada para cursos de formação de mestres cervejeiros, influenciadores, profissionais do mercado de bebidas e sommeliers de cerveja.

Experiência sensorial: sabores e sensações na harmonização

Black Princess Doctor Weiss: harmonizando com delicadeza

Um dos destaques do menu foi a Black Princess Doctor Weiss, uma cerveja de trigo refrescante, leve e fresca, com notas frutadas e de especiarias tanto no aroma quanto no paladar. Para harmonizar com essa cerveja, foram servidos diversos acompanhamentos, como pães, torradas com ovos benedic, presunto, peito de peru, salsicha branca, queijos, cream cheese e geléia de frutas. Frutos do mar, torta de banana, salada de folhas, nozes e gorgonzola também se mostraram ótimas opções para harmonização com a Doctor Weiss.

Black Princess Gold e APA-82: explorando a versatilidade

A Gold é uma Blonde Ale complexa e aspecto cremoso. Seu aroma e sabor trazem notas frutadas e de especiarias, com amargor equilibrado, tornando-a uma escolha perfeita para acompanhar sanduíches e comidas quentes. O quiche lorraine, uma tradicional torta francesa com recheio de creme, ovos e bacon ou presunto, também combinou muito bem com a Black Princess Gold, assim como com a Black Princess APA-82. A Black Princess APA-82, uma American Pale Ale com lúpulos americanos e notas cítricas, foi servida com sanduíche de pastrami e queijo, além de mini hambúrguer. A versatilidade dessas cervejas permitiu descobertas de novos sabores em combinações criativas e deliciosas.

Let’s Hop e Tião Bock: do amargor ao doce

A Black Princess Let’s Hop, uma autêntica IPA, surpreendeu com seu amargor marcante, seco e permanente. Suas maiores dosagens de lúpulo trouxeram notas herbais, cítricas, florais e condimentadas tanto no aroma quanto no paladar, combinando perfeitamente com a torta de limão.

No menu de doces, a Black Princess Let’s Hop, uma IPA marcante e refrescante, com amargor muito agradável, seco e permanente, foi combinada com torta de limão. A combinação foi surpreendentemente boa. Já a Black Princess Tião Bock, com amargor médio e doçura, que conta com rapadura em sua receita, harmonizou perfeitamente com um pudim de leite.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O poder das cervejas na harmonização

Durante a experiência de harmonização com as cervejas, ficou evidente o poder dessas bebidas em enfatizar ou equilibrar os sabores dos pratos. O amargor de uma IPA, por exemplo, realçou a palatabilidade de uma sobremesa doce, enquanto uma cerveja mais doce suavizou a acidez de certos pratos.

A busca por qualidade de consumo em cervejas artesanais encontra nas harmonizações uma forma única de apreciar novos sabores e sensações, ressaltando a importância da conexão entre cervejas e gastronomia no universo da cerveja de qualidade.

Conheça o Mundo do CX

Tendências no mercado cervejeiro

A Black Princess acompanha as tendências do mercado cervejeiro brasileiro, em constante crescimento. Segundo o Anuário da Cerveja, 180 novos estabelecimentos abriram em 2022. O setor registrou um aumento de 11,6%, totalizando 1.729 cervejarias no país, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O Brasil, terceiro maior produtor de cerveja do mundo, continua em expansão. A expectativa é alcançar 16,1 bilhões de litros de vendas em 2023, de acordo com dados da Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindicerv.

Geração Z e Millennials: público empolgado pelos festivais

Como já foi dito, os festivais tornaram-se verdadeiras vitrines para as marcas. Em meio a essa atmosfera vibrante, a Geração Z e os Millennials despontam como o público principal desses eventos. Embora cada grupo possua suas particularidades, ambos compartilham uma marcante presença online e uma forte conexão com as redes sociais.

Além disso, têm em comum o apreço por grandes aglomerações, ambientes “instagramáveis” e experiências individuais e memoráveis. Sensíveis a essa demanda, as marcas reconhecem a importância de se comunicar de forma criativa com esse público, especialmente no ambiente propício dos festivais.



+ NOTÍCIAS
Quais são os diferenciais da experiência do cliente no Brasil?
Diferenças geracionais e seu impacto no consumo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]