Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça 20 mitos e verdades sobre a sua alimentação

Conheça 20 mitos e verdades sobre a sua alimentação

Para esclarecer as mais famosas crendices alimentares, discorremos sobre alguns temas comuns nas mesas e cozinhas brasileiras

A cozinha é uma verdadeira fábrica de mitos, de onde saem desde alimentos milagrosos até misturas que podem ser ?mortais?. Mas quanto de tudo o que se fala sobre os alimentos e sua forma de preparo é verdade e quanto é fantasia?

Para esclarecer as mais famosas crendices alimentares, alguns profissionais discorrem sobre temas comuns nas mesas e cozinhas brasileiras.

1. Vegetais cozidos perdem todos os nutrientes.
DEPENDE. Vegetais cozidos perdem as vitaminas apenas, mas os outros nutrientes, como carboidratos e proteínas (não muitas nestes alimentos) permanecem, segundo a nutricionista Ivani Manzzo.

2. Leite morno ajuda a dormir melhor
VERDADEIRO. Leite ajuda a dormir, seja morno, quente ou frio. Isso acontece porque é rico em triptofano, substância que ajuda a induzir o sono.

3. Ingerir álcool diariamente pode ser bom para a saúde.
FALSO. Nenhuma quantidade de álcool pode ser saudável. Talvez não seja nociva, mas saudável nunca será. Muito se fala sobre os benefícios do consumo de vinho, mas o que é benéfico não é o álcool, mas a uva. Vale lembrar que álcool é uma substância tóxica e que sua ingestão diária, mesmo em pequenas quantidades, é considerada um sintoma de alcoolismo, afirma Ivani Manzzo

4. Alimentos preparados no fogo com álcool perdem todo o seu teor alcoólico.
DEPENDE. Se o alimento for flambado sim, pois o fogo apaga assim que o álcool termina de ser queimado. Mas se a bebida for apenas acrescentada ao prato, é possível que o álcool não evapore completamente.

5. Fermentos não têm data de validade e não perdem o efeito.
FALSO. Os fermentos podem sim perder seu efeito ou ter sua eficácia diminuída. Além disso é preciso tomar cuidado com contaminações se o produto for mantido guardado por muito tempo, segundo a nutricionista Ivani Manzzo.

6. Batatas absorvem o excesso de sal de um cozido muito salgado.
DEPENDE. As batatas melhoram o sabor do alimento com excesso de sal, mas não diminuem a quantidade total do tempero na comida.

7. Banana evita câimbras.
FALSO. Banana não evita as câimbras, para evitá-las os nutrientes como o potássio devem estar presentes e, todas as refeições. Muitas vezes as dores são causadas por estresse e não pela má alimentação, portanto, nesses casos a banana não pode resolver.

8. Café descafeínado ainda contém cafeína.
FALSO. Se é descafeinado não contém cafeína.

9. Manga com leite faz mal à saúde.
FALSO. O mito da manga com leite foi criado pelos senhores de engenho para inibir o consumo da bebida e dura até hojeNão, esse é um mito antigo que surgiu ainda na época da escravidão. As mangas eram oferecidas livremente, mas o leite custava caro aos senhores que não queriam que os escravos o tomassem, por isso criou-se essa lenda.

10. Chocolate dá espinhas.
DEPENDE. Se a origem for a inflamação dos cravos, sim. Pois a acne tende a se agravar com o aumento da oleosidade da pele. Caso a origem seja outra, como hormonal, não.

11. Ingerir alimentos gelados provoca dores de garganta.
FALSO. Se a imunidade da pessoa estiver diminuída pode ocorrer uma contaminação oportunista por bactérias, por exemplo, mas não causada pela temperatura.

12. Misturar bebidas destiladas e fermentadas faz mal.
FALSO. O que faz mal é o álcool, primordialmente, mas os outros componentes da bebida, como xaropes e sabores artificiais podem piorar e potencializar seu efeito.

13. Comer à noite engorda mais.
VERDADEIRO. Ao comer à noite, o organismo não tem onde gastar a energia ingerida, o que faz com que ela se deposite em forma de gordura.

14. Tomar líquidos durante as refeições engorda.
DEPENDE. Ivani Manzzo explica que o líquido faz engordar dependendo do seu valor calórico, mas beber enquanto come, mesmo se a bebida for pouco calórica, leva à dilatação do estômago, o que faz com nas próximas refeições a pessoa precise ingerir mais comida para se sentir satisfeita.

15. Alimentos integrais são menos calóricos.
DEPENDE. Nem sempre, mas, de qualquer forma, as calorias são menos absorvidas pelo organismo.

16. Tomar banho após comer é ruim para a saúde.
FALSO. A ideia é baseada em afogamentos, comuns a quem ingeriu grandes quantidades de comida e bebidas alcoólicas. O que ocorre é que durante o nado, as alterações fisiológicas são drásticas e podem provocar fortes dores viscerais e, possivelmente, afogamentos. Isso não ocorre durante o banho.

17. Pão torrado é menos calórico
FALSO. Ele apenas possui menos água, o que causa menos estufamento, mas a quantidade de carboidratos é a mesma, diz Ivani.

18. Existe uma dieta para enxaqueca?
VERDADEIRO. Existem alimentos que caracteristicamente estão associados à enxaqueca, por exemplo, queijos amarelos e outros derivados do leite, produtos enlatados, molho vermelho, bebidas alcoólicas, etc. Cabe ressaltar que esta lista de alimentos pode desencadear dor em alguns indivíduos, mas não em outros, ou seja, existem variações individuais, segundo o neurologista André Felício.

19. Mulher grávida não pode sentir vontade.
FALSO. Esse é um mito absurdo que ainda se ouve por aí. Os desejos por determinados alimentos têm origem nas necessidades do organismo, como o déficit de vitaminas e nutrientes. ?Não há nenhuma relação estabelecida pela ciência entre desejos por determinados alimentos e marcas físicas nos recém-nascidos. O que pode haver, por exemplo, é a gestante sentir um desejo acentuado por alimentos com gordura, por estar com deficiência no consumo ou no aproveitamento orgânico da gordura que consome?, explica o nutrólogo Mohamad Barakat.

20. Chocolate melhora o humor.
VERDADEIRO. Para aqueles que questionam se chocolate vicia, a nutricionista, consultora e gastronomista, Licínia de Campos esclarece que substâncias encontradas no chocolate, como feniletilamina, teobromina, anandamina e triptofano catalisam químicas e neurotransmissores otimizadores do humor, liberados então ao cérebro. Feniletilamina é uma química encontrada no organismo semelhante às anfetaminas. Ajudam a mediar sentimentos de atração, euforia e excitação. ?Pesquisas acreditam que a feniletilamina provoca a liberação de dopamina nos centros de prazer do cérebro, semelhantes aos picos de orgasmos. Esta pode ser a razão pela qual algumas mulheres relatam preferir chocolate ao sexo?, explica a profissional.

 

Leia mais:

As cervejas mais queridas das redes sociais

Os produtos mais contaminados (e inusitados) do nosso cotidiano

Computadores identificam personalidade por ‘curtidas’ no Facebook

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]