A confiança do empresário de varejo caiu 26,5% em outubro, na comparação com o mesmo período do próximo ano, segundo indicador divulgado hoje (09) pela Confederação Nacional do Comércio.
No mês passado, a confiança atingiu 81,9 pontos. Com isso, para a CNC, 2015 segue sendo um dos piores anos para o comércio.
O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que quanto mais próximo de zero, pior a confiança e abaixo dos 100 pontos, o indicador está na zona negativa.
Leia também
Natal deve ser o pior para as vendas desde 2004
Para avaliar a confiança dos empresários do setor, a CNC mede a satisfação dos empresários com as condições atuais da economia. Este índice foi o componente que registrou a maior queda, tanto na evolução mensal (7,1%) quanto na anual (48,2%), atingindo 41,9 pontos ? o menor nível desde o início da série histórica, em março de 2011.
Para 94% dos 6 mil empresários entrevistados pela pesquisa, a economia está pior que no mesmo período do ano passado.
Já o índice que mede as expectativas dos empresários registrou 122,8 pontos em outubro. Apesar de estar na zona positiva de confiança, 46,5% dos entrevistados acreditam que a economia vai piorar nos próximos meses.
Leia também
Desemprego pode enfraquecer vendas de Natal
O índice que mede a intenção de investimentos e contratações por parte dos empresários do setor também apresentou recuos: de 2,1% em relação a setembro e 24,6% ante o mesmo período do ano passado.
“Ainda que tenham apresentado uma desaceleração no ritmo de queda em outubro, os resultados dos índices de expectativas e de intenções de investimento dos empresários continuam indicando baixa capacidade de recuperação do comércio no médio prazo”, disse a Confederação em nota.
Leia também
Vendas de Natal devem ser quase 5% menores