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Confiança do consumidor sobe pela 1ª vez em dois anos

Confiança do consumidor sobe pela 1ª vez em dois anos

Segundo pesquisa da Nielsen, apesar da melhora, a confiança do consumidor segue ainda abaixo da linha de otimismo. Entenda

A confiança do consumidor brasileiro apresentou a primeira melhora em dois anos, segundo pesquisa da Nielsen. O estudo mostra que, no terceiro trimestre, a confiança do consumidor ficou em 84 pontos – 10 a mais do que o verificado no segundo período.

Apesar da melhora, esse nível de pontuação ainda está abaixo da linha de confiança, que é de 100 pontos. O estudo da Nielsen mede a percepção de perspectivas de empregos locais, finanças pessoais e intenções imediatas de gastos.

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Considerando os mercados latino-americanos, essa confiança cresceu em seis dos sete mercados medidos pela consultoria.

No Brasil, o sentimento em relação às finanças pessoais, panorama de empregos e intenções de gastos cresceram.

Quando questionados se acreditam que o País está em uma recessão econômica, 92% dos entrevistados acreditam que sim e 48% acreditam que a situação permanecerá assim nos próximos 12 meses.

As maiores preocupações do brasileiro
O estudo mostrou que as principais preocupações do brasileiro nos próximos seis meses são a economia (39%), a saúde (21%) e o aumento dos preços dos alimentos (19%). O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e o aumento dos valores nas contas domésticas também aparecem logo em seguida na lista.

Na tentativa de economizar mais nas despesas domésticas, os brasileiros adotam algumas ações, como diminuir entretenimento fora do lar, atitude de 63% dos pesquisados; gastar menos com roupas novas (56%), poupar na conta do gás e eletricidade (51%) e comprar produtos de marcas mais baratas (48%).

Depois de cobrir os gastos essenciais, as principais prioridades deles para utilizar o dinheiro excedente para entretenimento fora do lar (39%), pagamento de dívidas, cartões de crédito e empréstimos (37%) e compras de roupas novas (27%).

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