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Confiança do consumidor cai 20% em janeiro

Confiança do consumidor cai 20% em janeiro

Indicador sugere grandes desafios para vencer recessão. Entenda

A confiança do consumidor brasileiro mostrou certa melhora no início de 2016, mas ainda não houve recuperação no comparativo anual, segundo o indicador da Thomson Reuters/Ipsos.

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O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, na sigla em inglês) alcançou 38,1 pontos em janeiro, o que representa uma queda de 19,96% em comparação com o mesmo mês de 2015. O indicador continua muito abaixo da leitura de 56,7, em janeiro de 2014.

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O subíndice que aponta o cenário de emprego teve a maior alta em janeiro, de 6,3 pontos, para 32. A segunda maior alta foi verificada no grupo que avalia o cenário para as condições atuais, com avanço de 5,9 pontos, para 26,8. Já o subíndice de investimentos subiu 5,1 pontos, a 36,5. A menor alta foi verificada no grupo que reflete as expectativas, de apenas 1,5 ponto, para 60,7.

Em nota, a Reuters afirma que, embora o início de ano com a confiança em patamares acima dos vistos em dezembro, o cenário ainda sugere incertezas. Com a inflação elevada, o IPCA muito acima da meta (alta de 10,67% no final de 2015), a economia brasileira deverá enfrentar condições desafiadoras para sair de uma de suas piores recessões.

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