O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na cidade de São Paulo atingiu 117 pontos em janeiro é o maior dos últimos três anos e quatro meses. A alta é de 6,9% em relação aos 109,5 pontos registrados em dezembro. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
O resultado, que é o maior desde setembro de 2014, aponta a quarta alta seguida no indicador que avalia as condições econômicas atuais e as expectativas futuras dos consumidores. No comparativo anual, o ICC registrou crescimento de 14,4%.
Os dados são da FecomercioSP.
Momento atual e expectativa
O ICC é composto por duas variáveis, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC).
O ICEA subiu 8,6%, ao passar de 82,8 pontos em dezembro para 90,0 pontos em janeiro, a maior pontuação desde abril de 2015. No comparativo anual (janeiro de 2017 com janeiro de 2018), o Índice das Condições Econômicas Atuais subiu 32%.
O IEC avançou 6,1%, passando de 127,2 pontos em dezembro para 134,9 pontos em janeiro. No comparativo anual, o índice que mede exclusivamente a expectativa do consumidor registrou elevação de 8%.
Leia também:
Empresários querem reforma da Previdência e continuação da agenda econômica