O índice que mede a confiança do empresário do comércio aumentou 18,5%, em fevereiro, no comparativo com o mesmo mês do ano passado. O resultado, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indica “leve melhora”, de acordo com a entidade. Em relação a janeiro, o indicador também teve alta: 3,3%.
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“A leve melhora do nível de consumo, devido à queda da inflação, e o início do processo de recuo no custo do crédito e no desemprego resultaram no aumento do otimismo. O empresário do comércio está com um olhar mais positivo quanto ao cenário atual”, explica Bruno Fernandes, economista da CNC.
Subíndices da confiança
O subíndice que mede, especificamente, a avaliação dos comerciantes sobre as condições de investimento no comércio se elevou de forma significativa. Neste mês, em comparação a fevereiro de 2017, o quesito apresentou crescimento de 46,3%.
Outro dado que mostra um cenário positivo para o comércio é a análise do desempenho do setor, no começo deste ano. Do total de entrevistados, 48,8% dos comerciantes consideram que houve maior rendimento nos negócios em fevereiro. No ano passado esse percentual era de apenas 28,4%.
Correlata às condições de investimento, a intenção de expandir o negócio também teve aumento. A elevação foi de 15,7%, em fevereiro, no comparativo anual. O destaque neste subíndice foi o aumento da intenção de destinar verba à própria estrutura da empresa (25,9%).
A pesquisa também aponta maior expectativa de contratar funcionários (17,2%) do que em fevereiro de 2017. A renovação dos estoques também têm maior intenção por parte dos comerciantes (5,6%).
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