A mobilidade urbana, além de uma necessidade, se tornou também um indicador importante do desenvolvimento socioeconômico e da busca por soluções inovadoras e acessíveis. Diante disso, a integração de tecnologias como Machine Learning (LM) e inteligência de dados surge como uma poderosa aliada na criação de sistemas de transporte mais eficientes, seguros e inclusivos. Nesse cenário, a ConectCar, uma das principais empresas de meio de pagamento automático de mobilidade do Brasil, anuncia a implementação dessas inovações para aprimorar a experiência dos clientes e os processos internos da companhia.
Desenvolvida internamente, a tecnologia conhecida como Modelo de Propensão promete uma identificação ágil das preferências dos usuários, seu perfil de consumo e o estágio do relacionamento com a marca. Isso facilita a previsão de cancelamentos e permite a implementação de medidas preventivas sob medida.
“Embora já sejam parte do cotidiano de muitas empresas, as iniciativas baseadas em IA ainda são muito incipientes, o que significa que, ao longo dos anos, veremos uma evolução significativa dessa tecnologia. Na ConectCar, acreditamos que a integração de dados, processos e pessoas em busca da personalização são a chave para agregar o verdadeiro valor de inovação aos clientes. O uso de Inteligência Artificial e Machine Learning vem justamente para ajudar a atingirmos esse objetivo”, comenta o head de Marketing, CRM e Dados da ConectCar, Daniel Frankenstein.
Essa inovação da ConectCar une sua experiência de mercado à sua herança digital. Além disso, é conciliada aos departamentos de Data Analytics e Produtos da ConectCar, que se dedicaram a treinar esse Modelo de Propensão. Mais de 30 variáveis foram utilizadas, representando o comportamento dos usuários, usabilidade recente, volume de transações, tempo de adesão e datas importantes. Após as etapas de curadoria e validação das informações, esses fatores permitem que o algoritmo use o conhecimento adquirido para identificar pontos de insatisfação dos clientes e, ainda, prever as adesões com maior probabilidade de churn (taxa de rotatividade e cancelamento).
A ferramenta está em fase de implementação e faz parte do trabalho constante da ConectCar de usar novas tecnologias em favor do consumidor. O objetivo da companhia é garantir maior personalização do serviço e promover as melhores experiências aos clientes com um produto completo, de preço acessível e repleto de benefícios, além de favorecer a democratização do setor de mobilidade urbana. O novo modelo também fortalece os esforços da companhia no uso de Machine Learning e inteligência de dados nas operações, que já conta com um time dedicado ao desenvolvimento de ferramentas baseadas nessas tecnologias para tornar os processos e a jornada dos usuários ainda mais fluída.
Esse movimento da empresa está em total sintonia com as tendências do mercado corporativo, onde a Inteligência Artificial (IA) já se tornou uma realidade para 41% das empresas brasileiras, de acordo com pesquisa da IBM. Ainda de acordo com o levantamento, essa tendência está sendo impulsionada no Brasil motivada pelos avanços que tornam a IA mais acessível às companhias (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%). Com a IA se tornando mais acessível e integrada aos aplicativos de negócios, a ConectCar enxerga uma oportunidade única de agregar valor aos seus clientes.
“Em um contexto no qual o investimento global em IAs deverá ultrapassar US$ 200 bilhões em 2025, de acordo com a IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, nosso novo modelo proprietário vai além da temática de cancelamento da tag, ele é uma sustentação para o desenvolvimento de novas soluções baseadas nos insights gerados durante o processo. A partir disso, também será possível revolucionar a forma com que customizamos nossos serviços e como identificamos as necessidades de cada perfil de cliente, e é nisso que temos investido fortemente”, finaliza o executivo.
Foto: Zé Barretta