/
/
20% dos condomínios de São Paulo vão terminar o ano no vermelho

20% dos condomínios de São Paulo vão terminar o ano no vermelho

Uma pesquisa feita pela Lello, administradora de condomínios, mostra que 20% dos condomínios vão "estourar" o orçamento e fecharão 2019 no vermelho

Um levantamento produzido pela Lello, administradora de condomínio, mostra que 20% dos edifícios de São Paulo “estouram” o orçamento no segundo semestre do ano, arrecadando menos do que gastam.
De acordo com a empresa, nos seis últimos meses do ano, especialmente no último trimestre, há uma tendência de alta nas despesas dos condomínios em razão do dissídio dos funcionários – geralmente acima da inflação -, férias, décimo-terceiro e aumento no valor da conta de água com a chegada do calor.
Para Angelica Arbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios, é preciso que o síndico faça um planejamento minucioso para evitar gastos extras e aumento no valor do condomínio no segundo semestre.
“A maioria dos condomínios que se planejam financeiramente já têm dinheiro em caixa para as despesas que crescem no final do ano. A dica é não confundir esta reserva com gordura financeira, para não gastá-la com itens supérfluos”, alerta.

Planos de gestão 

Outra dica importante, segundo Angelica, é compartilhar com os moradores os planos de gestão do condomínio, para esclarecer que o dinheiro no caixa não se trata de uma sobra.
“Por vezes os condôminos acham que, por haver recursos disponíveis, é possível fazer benfeitorias no prédio – como pintura de algumas áreas, por exemplo -, quando, na verdade, trata-se de reserva financeira para férias e décimo-terceiro dos funcionários. Isso deve ficar bem claro, até para evitar que a gestão do síndico seja mal compreendida ou mal avaliada”, diz a gerente da Lello.
Em relação ao dissídio dos funcionários e o décimo terceiro, a dica é provisionar um rateio dos valores, em 12 cotas ao longo do ano, evitando que nos últimos meses do ano haja aumento brusco no valor da cota do condomínio paga pelos moradores.
Segundo ela, outra dica para o planejamento de despesas é verificar o índice histórico de inadimplência do condomínio e projetar esse déficit no orçamento, evitando, desta forma, maiores problemas com o fluxo de caixa do prédio.
É importante, ainda, que o síndico verifique as datas de renovação dos contratos de manutenção e conservação, como de elevadores e bombas, por exemplo, para também projetar o índice de reajuste no orçamento do condomínio para o exercício seguinte.


+ NOTÍCIAS

STJ decide que condomínios não podem proibir animais



 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]