Pesquisar
Close this search box.
/
/
O poder e os desafios do omnichannel no Brasil

O poder e os desafios do omnichannel no Brasil

No CONAREC 2023, executivos debatem os principais pontos que colocam o omnichannel ainda como um dos grandes desafios em CX

Fazer a gestão de diversos canais, em tempo real, para facilitar a jornada de seu cliente e facilitar o processo de compra de um produto é hoje um dos grandes desafios para empresas de diversos setores. Hoje, o valor da experiência omnichannel não é só uma estratégia que cresce a cada dia nas organizações, mas, um modelo de jornada – sem atrito – que o cliente busca e quer à sua disposição.

Para aprofundar esse ponto em Customer Experience, com o tema: “O poder da experiência omnichannel integrando canais para encantar clientes”, um dos painéis do CONAREC 2023, mediado por Andrea Rios, Fundadora e CEO da Orcas Omnichannel Experience, convidou executivos a avaliarem as nuances e os desafios da ominicanalidade no mercado brasileiro.

Diego Kilian, Diretor Omnichannle e Canais Digitais da RD Raia Drogasil, diz que essa digitalização evidencia esse poder do cliente no centro dos negócios e seu desejo pela automação e facilidade do digital. “Você tem que ouvir seu cliente em todos os canais se de fato você se considera uma empresa Customer Centric. Nós na RD praticamos isso todos os dias. Todas nossas áreas estão integradas para obtermos esse mapeamento da jornada do cliente e apoiá-lo em suas dúvidas quando necessário”, ressalta Kilian.

Mas nessa jornada existem grandes desafios. Para Danusa Correa, Diretora de Experiência do Cliente do Grupo Energisa, aplicar a ominicanalidade, de fato, não é apenas consultar uma solicitação em qualquer ponto da jornada do cliente. “É isso, mas é também dar continuidade ao seu atendimento daquele mesmo ponto. Ou seja, omini é ter essa relação em todos os canais inclusive no atendimento humano. Isso é prezar pela experiência e, sobretudo, pela resolutividade que é o que o cliente espera”, pontua Danusa.

Sistemas legados, falta de cultura omnichannel, roadmap adequado das dores do cliente e investimentos em tecnologia sem o preparo dos times, foram também pontos destacados pelos convidados como grandes desafios ainda desse modelo dentro do mercado brasileiro.

Conheça o Mundo do CX

Personalização no ominichannel

Como personalizar a experiência ominichannel de sucesso? Essa questão é sensível hoje para todas as empresas. Para Maria Isabel Noronha, VP de relacionamento com Cliente da Adyen América Latina, esse ponto recai sobre o uso correto de dados digitais e os sistemas pelos quais sua empresa colhe e avalia essas informações. “O desafio está em ter acessos a dados simultaneamente e bem estruturados”, pontua. Uma pesquisa da Adyen com centenas de clientes varejistas brasileiros identificou que menos de 30% dessas empresas tinham a integração correta de seus canais físicos e digitais, segundo Maria. “Para aqueles que conseguiram realizar com sucesso essa integração houve um aumento de 4% na receita”, completa Maria.

Já sobre como a experiência omichannel pode ser adaptada para diferentes mercados e demografias de clientes, Ary Vilhena Jr, CEO da SmartSpace by DigiVox, entende que nesse ponto onde a linguagem adequada diante de inúmeros canais e “sotaques”, precisa ter o contexto como peça fundamental. “Identificar os diferentes perfis e agir de forma muito rápida dentro dessa integração de canais é essencial quando falamos de contexto e resolutividade em omnicanalidade”, pontua Vilhena.


CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!


Consenso entre os convidados para o sucesso do omnichannel é ter muito claro que não basta abrir diversos canais, mas ter parceiros corretos para integrar de forma síncrona e acionável, aqueles canais que realmente são utilizados pelos seus clientes. Um alinhamento de investimentos reais e necessários. “É parte da cultura da empresa ser omnichannel? Você tem que fazer essa pergunta primeiro”, alerta Maria Isabel Noronha, da Adyen. “Tenha muito cuidado com as métricas desse resultado também. Muitas vezes não está relacionado somente ao financeiro, mas sobre o valor de marca e da experiência que você gera para seus clientes, que ao final pode se transformar em engajamento e lealdade”, pontua da Kilian RD.

Por fim, Ary Vilhena Jr, da DigiVox, deixa como dica a busca por parceiros que realmente “mergulhem” com você no seu negócio e construam juntos uma solução ominichannel de sucesso. “Temos hoje muita tecnologia pronta e de excelência para ofertar a melhor jornada ominicahnnel para diversos tamanhos e modelos de negócios. A sua empresa deve se apoiar em parceiros que queiram não apenas vender uma solução, mas ser um construtor dessa qualidade tão importante hoje para a experiência do cliente”, conclui Vilhena.



+NOTÍCIAS
Tecnologia no campo: a paisagem agrícola em evolução
Mulheres chefiam domicílios, mas enfrentam desafios financeiros

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]