/
/
Compras por voz: a nova fronteira do e-commerce

Compras por voz: a nova fronteira do e-commerce

Marcas precisam se preparar para o crescimento do uso de assistentes de voz para pesquisa e compras

O amadurecimento do e-commerce já passou por diversos estágios, desde o varejo tradicional como versões online de suas lojas até a venda direta via redes sociais por influenciadores. A nova fronteira a ser desbravada é a de compras por voz, uma das tendências do comércio eletrônico para os para os próximos anos.

A consultoria britânica OC&C prevê que as compras por voz movimentarão US$ 40 bilhões até 2022, um salto considerável em relação aos US$ 2 bilhões que movimentam atualmente nos EUA e Reino Unidos.

O crescimento acontecerá, principalmente, pela multiplicação dos #ASSISTENTESDEVOZ nos próximos anos, de acordo com relatório da consultoria inglesa Juniper Research. O estudo estima que existirão 8 bilhões de assistentes de voz em uso até 2023, contra os 2,5 bilhões de assistentes em uso no final de 2018.

“O comércio por voz representa a próxima grande inovação no setor de varejo e, assim como o e-commerce e o social commerce mudaram o cenário do varejo, as compras através de assistentes de voz prometem fazer o mesmo. A velocidade com que os consumidores estão adotando dispositivos inteligentes se traduzirá em várias oportunidades e desafios ainda maiores para os varejistas tradicionais e empresas de produtos de consumo.”
John Franklin, sócio da consultoria OC&C.

Desafios para as compras por voz

O comércio ativado por voz é usado pelos consumidores como um canal direto de vendas, e não uma experiência de navegação e pesquisa.

70% DAS COMPRAS SÃO REALIZADAS POR CONSUMIDORES QUE SABEM EXATAMENTE O QUE QUEREM

De acordo com a consultoria, isso acontece porque a experiência de navegação em lojas online fica prejudicada quando é feita por voz. Fazer compras por voz não é uma experiência visual. Ela exige que os produtos sejam selecionados apenas ouvindo uma descrição em palavras, o que limita significativamente o escopo da navegação.

Compras por voz

Embora possamos falar mais rápido do que digitar, é mais intuitivo ler rapidamente uma lista de resultados sobre um produto do que ouvir esses resultados, com detalhes sobre preços, em um assistente de voz. Como resultado, comida e itens com marcas muito reconhecidas, como eletrônicos, são as categorias mais relevantes para as compras por voz atualmente.

Outro desafio para a consolidação das compras por voz é em relação à segurança e privacidade dos dados pessoais do consumidor. Um estudo da Microsoft indica que 41% dos donos de dispositivos inteligentes dizem se preocupar com a privacidade de seus dados e a escuta passiva dos aparelhos, ou seja, quando o aparelho está “ouvindo” o que o consumidor está falando antes mesmo de ser acionado.

Marcas precisam se preparar

Embora a fatia do mercado das buscas e compras por voz ainda seja pequena atualmente no Brasil, ganhar e manter a visibilidade nas plataformas ativadas por voz será essencial para se manter competitivo no futuro. As marcas que não querem ficar para trás neste filão do comércio eletrônico precisam se preparar desde já.

Uma pesquisa realizada pela Uberall com 73 mil negócios, entre pequenas, médias e grandes empresas, mostrou que a grande maioria não está pronta para ser encontrada por voz. Segundo a pesquisa, apenas 4% dos negócios estão otimizados para pesquisas e compras nesta modalidade de navegação.

Hoje, quando um consumidor pronuncia um comando como: “OK Google / Hey Siri / Alexa, coloque um quilo de café na minha lista de compras”, a consulta retornará apenas um resultado de cada vez. Isso significa que, diferentemente da pesquisa mais abrangente de texto, apenas uma empresa aparece em destaque e terá uma vantagem competitiva. A marca de café que estiver mais bem posicionada, ou que tiver fechado parceria com os varejistas, será a primeira a ser mostrada ao consumidor.

Além disso, marcas reconhecidas podem ter vantagem neste contexto, aumentando ainda mais a importância do branding. Se o consumidor resolve dizer “OK Google / Hey Siri / Alexa, coloque um quilo de Café Pilão na minha lista de compras”, os concorrentes não terão nem chance de aparecer.

Tendências de chatbots para 2020 que transformarão a experiência do cliente
Assistentes de voz: Como manter a privacidade e a segurança
O problema de gênero nos assistentes de voz
Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online
“Todo chatbot precisa de uma mãe”. O que isso quer dizer?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]