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Quais os fatores influenciam nas compras por impulso na internet

Quais os fatores influenciam nas compras por impulso na internet

Mesmo com as contas planejadas, alguns brasileiros ainda não conseguem controlar as compras por impulso – e dois canais têm influência direta nisso. Veja

O período de recessão econômica deixou os brasileiros bastante cautelosos quanto às finanças pessoais. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que, atualmente, a maioria (83%) dos consumidores planeja suas compras online antes de colocar em prática. Mesmo assim, algumas distrações digitais conseguem gerar compras por impulso.
Os principais motivos apontados pelos entrevistados são e-mails de loja (e-mail marketing), com 44%, e publicações no Facebook – 31% mencionam produtos nos perfis das marcas e 30% produtos compartilhados pelos amigos. Cerca de 16% dos consumidores não planeja compras online.
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De olho nos descontos

Quando os usuários se deparam com anúncios em sites ou redes sociais, a principal razão para realizar a compra é o produto estar em promoção (56%) e não querer perder as oportunidades de preços baixos (43%). Os produtos mais comprados por impulso são os vestuários, calçados e acessórios (30%), livros (24%), cosméticos (15%) e comida delivery (14%).

Abandono do carrinho

A pesquisa mostra que sete em cada dez consumidores (69%) já desistiram de uma compra no momento do pagamento, especialmente depois de verificarem o valor do frete (33%), um prazo de entrega demorado (21%) ou não ter certeza da compra (15%).
Segundo o educador financeiro do SPC Brasil e do Meu Bolso Feliz, José Vignoli, “o consumidor sabe que comprar pela internet envolve muito mais do que simplesmente escolher o menor preço. Embora o custo seja uma preocupação sempre presente, as pessoas também procuram informar-se sobre o prazo para receber o produto, sua qualidade e como é o relato de outros compradores sobre determinado item”, aponta.

Os preferidos

Quase todos os entrevistados pelo levanamento (99%) afirmam realizar algum tipo de pesquisa de preço antes de comprar em um site ou aplicativo e 68% se informam sobre as reclamações de outros consumidores em sites especializados quando compram um produto em uma loja desconhecida.
Os produtos mais pesquisados antes da compra virtual são os de informática e tecnologia (25%) e serviços de telefonia, celular e internet (23%). Os tipos de informação mais pesquisados são preços (60%), comentários de outros clientes (60%) e qualidade dos produtos (52%).
Nove em cada dez entrevistados (88%) costumam comprar com desconto, especialmente por meio de promoções (59%) e por meio de cupons de desconto (44%).

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