Pesquisar
Close this search box.
/
/
Compras, compras, compras: 103 novos shoppings até 2017

Compras, compras, compras: 103 novos shoppings até 2017

Levantamento do Ibope indica ainda que no ano passado, um centro comercial foi inaugurado a cada 15 dias. Confira também números da Abrasce

De acordo com o Ibope, 103 shoppings serão inaugurados até 2017 no Brasil. Caso as inaugurações se concretizem, a região Sudeste é a que receberá mais unidades: 44. O Nordeste vem logo depois, com 24 shoppings, seguido do Sul, com 16, Norte, com 11, e Centro-Oeste, oito.

Segundo o levantamento, 2,89 milhões de metros quadrados de lojas comerciais serão adicionados na chamada Área Bruta Comercial do País, crescimento de 24% em relação ao total já construído.

O ano passado foi um ano rentável para o setor. O período teve 36 novos shoppings abertos, número que dá a média de um centro comercial inaugurado a cada duas semanas. Hoje há 459 shoppings em funcionamento no País da copa.

Tendências

E as metrópoles deixaram de ser o alvo preferido dos empreendedores para abrir um shopping center. Agora é a vez de cidades com menos de meio milhão de habitantes. Dos 36 empreendimentos inaugurados em 2013, quase metade estão em cidades com até 500 mil moradores. Neste ano, o número sobe para 73% em cidades menores.

Boa Vista, capital de Roraima, tem 300 mil habitantes e nenhum shopping, mas com dois em construção. Previsão de conclusão é até o final do ano. Segundo os especialistas do Ibope, o que leva os shoppings para longe dos centros maiores é a falta de espaço nas cidades grandes e o alto valor do terreno.

Regiões

O Sudeste é o líder em shoppings: 244 espalhados por quase 7 milhões de metros quadrados (56% do total). O Sul vem em segundo com 82 empreendimentos do gênero, mas os shoppings dessa região são menores do que os do Nordeste. Enquanto o Sul tem 1,7 milhão de metros quadrados, o Nordeste tem quase 2 milhões, mesmo que em menos shoppings: 65 empreendimentos. O Sul soma 15% do total e o Nordeste, 16%.

Apesar de o Norte e Centro-Oeste possuírem menos unidades do setor, tiveram no ano passado expressivo crescimento em relação a 2012: 20% no Norte e 15% no Centro-Oeste. São 22 shoppings no Norte e 46 no Centro-Oeste. As duas regiões inauguraram cada uma três centros comerciais cada um em 2013.

Abrasce

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) tem números levemente diferentes do Ibope para expressar o setor. Confira:

BRASIL: ABRIL 2014

  Número Total de Shoppings

497   

  A inaugurar em 2014 (¹)

37   

  Número Previsto para Dez. 2014

534   

  Área Bruta Locável (Em milhões de m²)

13,006   

  Área Construída (Em milhões de m²)

31,22   

  Vagas para Carros

743.127  

  Lojas Total

86.620   

  Lojas Âncoras

2.599   

  Megalojas

1.732   

  Lojas Satélites

74.493   

  Lazer

866   

  Lojas de Serviços

6.930   

  Salas de Cinema

2.396   

  Empregos Gerados 

847.564   

 

NÚMEROS: BRASIL DEZEMBRO/13

Faturamento Estimado 2013 (Em R$ bilhões)

129,22 

Vendas em Relação ao Varejo Nacional em 2012 (²)

19%   

Tráfego de Pessoas (milhões por mês)

415

(1) Número Previsto de Inaugurações

(2) Exclui vendas de combustíveis e GLP:  Critério: Consideram-se aqui shoppings com lojas locadas, lojas âncoras e vagas de estacionamento, com área igual ou superior a 5.000m². A informação sobre faturamento é estimada e pode ser alterada

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]