/
/
Compra do Twitter pode gerar desafios na retenção de talentos e risco de indenizações

Compra do Twitter pode gerar desafios na retenção de talentos e risco de indenizações

Para especialista, com apenas um dono, Twitter corre sérios riscos com indenizações de funcionários, além de dificuldades em contratação e retenção de talentos

O Twitter, comprado recentemente por US$ 44 bilhões, vai passar por uma mudança de administração totalmente inversa à de startups e empresas com crescimento acelerado. Enquanto essas companhias trabalham para abrir o capital no mercado o mais rápido possível, a rede social agora poderá pertencer totalmente a Elon Musk ser for adiante o plano de fechamento de capital.

Uma questão que surge a partir da aquisição do Twitter é sobre o futuro dos pacotes de compensação, bônus ou indenizações dos funcionários. Segundo o especialista Carlos Lobo, sócio do escritório de advocacia norte-americano Hughes, Hubbard & Reed LLP, empresas em estágio inicial, principalmente startups, oferecem benefícios que incluem ações para atrair e reter talentos em diversas áreas.

“Isso é muito comum nos Estados Unidos e faz parte do plano de crescimento dessas empresas, que inicialmente não conseguem pagar salários tão altos. Como elas esperam abrir o capital no mercado em quatro ou seis anos, já sinalizam para os funcionários que eles poderão ter um ganho financeiro quando a empresa tiver ações negociadas na bolsa. Numa empresa que fecha o capital, já não é claro qual seria o benefício deste tipo de compensação”, diz o advogado.

A perda de atratividade do benefício ocorre porque, quando abertas, as empresas podem usar suas ações como um mecanismo adicional para remunerar seus funcionários, que podem vender as ações em bolsa. O Twitter, com apenas um dono, essa oportunidade de liquidez desaparece e a contratação ou a retenção de talentos pode ficar mais difícil.

Uma das opções de Musk seria oferecer bonificações em dinheiro equivalentes à quantidade de ações que o funcionário receberia, mas o cálculo dessa métrica também seria dificultado pela ausência de avaliações externas, além de gerar um custo elevado para a companhia.

Leia mais: Gamificação: gestão a partir do engajamento dos colaboradores

Twitter e a proteção em aquisições nos EUA

Segundo Lobo, operações como a compra ou fusões que impliquem mudança de controle da empresa exigem muito cuidado nas etapas de auditoria, coleta de informações e negociação. “Aqui nos Estados Unidos não há uma proteção legal na legislação trabalhista nos moldes da que existe no Brasil, mas há muitos contratos, planos e cláusulas que podem gerar custos consideráveis para aquisições”, explica.

Isso significa que, além de eventuais conversões dos bônus para dinheiro, funcionários que tenham ações da empresa podem ter contratos com uma série de benefícios, como os golden parachutes, que preveem indenizações altas em caso de mudança de controle até mesmo para funcionários que continuarem na empresa, o que pode encarecer a aquisição depois da compra. Ainda, os vendedores podem querer repassar a obrigação de contratar seguros D&O ou manter o nível da remuneração dos funcionários para quem for comprar a empresa.

“É preciso entender primeiro a situação da companhia-alvo: quantos empregados têm ações, se eles serão mantidos ou não, como desenhar os benefícios para convencê-los a permanecer na empresa ou qual seria o custo para desligá-los. Tudo isso precisa ser avaliado minuciosamente nas etapas iniciais”, conclui Lobo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+Notícias

Para onde vai a Netflix? 

O futuro da experiência do cliente na era do metaverso 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]