Qual o comportamento do consumidor na hora de comprar medicamento? De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), grande parte dos consumidores afirma se preocupar com pesquisa de preços.
O estudo foi realizado com 1.287 consumidores de 28 cidades brasileiras. Segundo dados, 57% dos entrevistados fazem rotineiramente pesquisa de preço de medicamentos e outros produtos farmacêuticos antes da compra. Um crescimento considerável em comparação com números de pesquisa similar feita em 2010, na qual apenas 11% tinham essa preocupação.
Contudo, ao confrontar os dados com uma segunda pesquisa, realizada com 321 entrevistas presenciais, no lado de fora das farmácias, com consumidores que haviam acabado de realizar a aquisição, os resultados foram bastante distintos. Quando perguntados se pesquisaram em outras farmácias o preço do que acabaram de comprar, 81% dos consumidores afirmaram que não.
Segundo o presidente da Febrafar Edison Tamascia, este recorte demonstra que há um alerta da população em relação à importância de pesquisas de preços, mas essa prática ainda não é efetiva.
Critérios na hora da escolha do local da compra de medicamentos:
94% analisa preços;
84% localização da farmácia;
80% atendimento;
49% estacionamento;
32% meios de pagamento;
21% aceitação de PBM (programa de desconto);
11 % entrega de produto em casa.
“A importância do preço na hora da compra em uma farmácia já era sabida. Contudo, não são realizadas pesquisas frequentemente. Isso revela que outros fatores como cartões de fidelização, localização e atendimento ainda são imprescindíveis na hora da decisão de compra”, explica Tamascia.