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Como é o comportamento de consumo do italiano?

Como é o comportamento de consumo do italiano?

Na Itália, o amor pelo lar e família se conecta com a tecnologia e o trabalho remoto recriando comportamentos de consumo e preferências. Confira!

O comportamento de consumo do povo italiano, apesar de ser global, apresenta algumas características interessantes. Segundo o estudo, Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022, embora geralmente otimistas, os consumidores italianos também saíram dos lockdowns com maior cautela e gostos mais refinados.

Agora, eles estão mais focados em seus lares e bairros, com uma preocupação maior com a sustentabilidade, proximidade, eficiência e muito mais.

Trabalho remoto influenciando decisões de consumo na Itália

No entanto, uma mudança específica no consumo italiano veio com os novos hábitos de vestuário – tão em voga por lá – e que agora trazem uma resposta ao trabalho remoto.

Segundo o estudo da PayPal, nos últimos tempos o vestuário foi a categoria líder por lá, tanto em compras nacionais quanto internacionais.

Embora os italianos ainda prefiram comprar no mercado local, sites internacionais que ofereçam tradução para o italiano, prazos de entrega mais curtos e métodos de pagamento mais comuns da Itália podem atrair esses consumidores para o e-commerce.

Preferências e métodos de pagamento

De acordo com o estudo, os italianos que já compram do exterior mencionam que preço, acesso a produtos, variedade e descoberta de novidades são os principais motivadores. Além disso, para as compras internacionais, o canal preferido são os marketplaces na internet.

Quanto aos métodos de pagamento, o PayPal é o mais difundido entre os italianos. Tanto em compras no mercado doméstico quanto internacional, sendo preferido por mais de 43% das pessoas entrevistadas no estudo devido à segurança e proteção.

44% dos italianos entrevistados que compraram no exterior encontraram a loja por meio de anúncios nas redes sociais

37% dos executivos de moda na Itália esperam que o vestuário de ocasião siga como uma das principais categorias pós-pandemia

58% dos consumidores italianos pagam mais para comprar de marcas mais éticas

Leia mais: Como é o comportamento de consumo dos canadenses?

Os principais motivadores do consumo italiano

Tecnologia – A Itália é sinônimo de moda. Por isso, não é nenhuma surpresa que a principal categoria de vendas seja vestuário. A indústria da moda italiana também conta com alguns dos maiores influenciadores no setor: 35% das compras são motivadas por esses profissionais, segundo o estudo da PayPal. Esse cenário prioriza a descoberta e não o preço. Por isso, parcerias com microinfluenciadores locais podem chamar a atenção do consumidor italiano.

Comportamento e Cultura – Na hora de comprar, os italianos estão pensando no lar. Com o trabalho remoto, eles buscaram roupas mais casuais, o que explica por que vestuário foi uma categoria líder de vendas por lá. Segundo o levantamento, o mercado de entrega de mantimentos também se expandiu.

Expectativas e a nova geração de consumidores – Segundo o levantamento, as novas gerações estão pressionando as marcas de moda a adotar materiais e práticas mais sustentáveis. De acordo com o estudo da PayPal, o mercado de alimentos também observou um aumento no volume de consumidores com consciência ecológica, colocando a Itália na dianteira da demanda por marcas sustentáveis.

Leia Mais: China e a experiência de consumo avançada

Itália e consumo – 3 principais conclusões

O estudo da Paypal concluiu alguns pontos chaves para as marcas ficarem de olho sobre o consumo na Itália.

Foque no lar – De vestuário a mantimentos e hobbies, os italianos têm hábitos de compra ajustados à vida no lar. Aproveitar melhor o tempo com amigos e familiares é uma tradição na Itália, e nunca acabará. Os varejistas devem avaliar como se integrar nessas tendências, demonstrando como seus produtos e serviços melhoram este estilo de vida.

Redes sociais com um toque da cultura local – Mas não pense que os italianos não são atraídos pelo consumo na internet. Como vimos, o estudo aponta essa preferência, e seja para aproveitar o poder dos microinfluenciadores, trabalhar com artistas locais ou publicar conteúdo no idioma local, as redes sociais são ferramentas poderosas que permitem que vendedores internacionais se conectem com o mercado italiano.

Sustentabilidade em destaque – Quando empresas globais se posicionam com uma missão, oferecendo produtos e serviços sustentáveis, conseguem atrair a atenção dos italianos, sobretudo, da atual geração de consumidores — e as futuras. Avaliar como atender a essa demanda é um bom caminho para ingressar no mercado italiano.


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