Pesquisar
Close this search box.
/
/
Companhias aéreas apostam em experiência diferenciada com “carros voadores”

Companhias aéreas apostam em experiência diferenciada com “carros voadores”

Parcerias internacionais estão possibilitando nova oferta de eVTOL, ou carros voadores elétricos, no Brasil a partir de 2025 e prometem novos rumos para o mercado

Imagine o seguinte cenário: um feriado prolongado em uma cidade de grande tráfego automotivo como São Paulo. No lugar do costumeiro trajeto no trânsito até o litoral, você tem a possibilidade de usar um veículo aéreo elétrico. Parece interessante? Futuramente, o quadro se tornará realidade aqui no Brasil a partir da ascensão dos “carros voadores”. Isso porque as companhias aéreas brasileiras estão investindo no eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical).

::::::::::::: Para mais conteúdos como este, assine a newsletter da Consumidor Moderno :::::::::::

No último mês, a Azul anunciou uma parceria com a empresa alemã Lilium, especializada nesse tipo de aeronave. “A Lilium oferece o modelo ideal para que a Azul ofereça ligações entre centros econômicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas, condomínios residenciais e aeroportos em um raio de até 250km, levando até seis clientes”, explica John Rodgerson, presidente da Azul.

Segundo a empresa, a parceria pode ter um valor total de até US$ 1 bilhão e inclui uma frota de até 220 aeronaves da Lilium. A companhia alemã foi fundada em 2015 e pela primeira vez vai operar fora do seu mercado na Europa e Estados Unidos. A marca reforça que é uma forma completamente inovadora de experiência para os clientes, baseada em conforto e conectividade. “Como fizemos no mercado doméstico brasileiro desde a nossa fundação, estamos ansiosos para, novamente, criar um mercado totalmente inovador nos próximos anos”, lembra o executivo.

A Gol também anunciou a formação da sua própria frota de veículos aéreos, formada pelas aeronaves VA-X4 eVTOL, fabricadas pela companhia britânica Vertical Aerospace, consideradas um dos modelos de taxi aéreo mais avançados da atualidade. O fornecimento dos veículos será pela empresa irlandesa de leasing Avolon. Eles podem transportar até quatro passageiros junto ao piloto, chegando a uma velocidade máxima de 320 km/h.

De olho no futuro

Os “carros voadores” são apontados como o novo salto tecnológico das companhias aéreas. Por serem elétricos, garantem que não seja emitido carbono e são modelos mais conectados. Ambas as empresas pretendem disponibilizar a opção a partir de 2025, ampliando sua malha aérea com opções exclusivas para o eVTOL.

Fique por dentro das novidades sobre CX, assine já a newsletter da Consumidor Moderno!

No Brasil, a Embraer também tem a sua própria linha de aeronaves elétricas, desenvolvida pela Eve. A companhia tem aproximadamente 435 carros voadores a serem entregues até 2026 para cinco empresas de fora (Ascent, Blade, Flapper, Halo e Helisul).

A brasileira pesquisa já há alguns anos novas possibilidades de mobilidade urbana, visando soluções inovadoras para as cidades do futuro. Essa é uma preocupação crescente levando em consideração a saturação das vias de tráfego terrestre. Em 2019, a Consumidor Moderno acompanhou de perto esses estudos apresentados no SXSW quando a divisão EmbraerX ainda vislumbrava as reais possibilidades dos carros voadores, bem como a criação de sua malha aérea.

A expectativa das companhias aéreas é que os clientes estejam abertos à novidade, principalmente pela praticidade. “O Brasil é um dos maiores mercados do mundo para helicópteros e acreditamos que esse projeto possa revolucionar esse segmento e a mobilidade no Brasil nos próximos anos”, finaliza Rodgerson, da Azul.


+ Notícias

Os novos caminhos da mobilidade: um design para o futuro

Tramontina investe em realidade aumentada para melhorar a experiência do e-commerce

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]