Quem nunca passou por um período no trabalho em que nada parece dar certo? Aqueles dias em que você luta para sair da cama, chega cansado no escritório e não faz ideia por onde começar. A desmotivação é um dos sintomas dos tempos modernos e é um sentimento natural. Contudo, quando ele não passa e o profissional não consegue entregar os resultados que precisa, é hora de fazer algumas avaliações.
“Esperar que a motivação surja de outras pessoas é um dos grandes erros e um paradigma ainda muito presente no mercado de trabalho. Muitos profissionais têm problemas para localizar e identificar situações de desmotivação na empresa e, em algumas situações, acabam buscando culpados para punir, como o chefe, por exemplo”, explica Daniela do Lago, coach de carreira.
Para ela, por melhores que sejam o ambiente e a liderança, a motivação deve partir do próprio profissional. Ele é quem é responsável pelo próprio estado de ânimo. “O outro paradigma é acreditar que motivação é sinônimo de sucesso. Todos passamos por momentos em que começamos a duvidar do nosso trabalho e das nossas capacidades, mas é justamente o desafio que pode nos motivar a alcançar determinado resultado. Ou seja, o sucesso é a consequência da motivação, e não o contrário”, afirma.
A especialista ressalta que é possível reverter um quadro de desmotivação. Para isso, porém, não há condições ideais, é preciso fazer uma avaliação para identificar o que provoca a desmotivação para, assim, conseguir mudar o cenário. A especialista lista 3 passos para vencer o desânimo no trabalho.
1. Alinhe valores
“Os valores são parâmetros para você decidir o que é importante ou não em sua vida, pois exigem o seu tempo, dinheiro e energia. Os princípios da empresa determinam o comportamento das pessoas independentemente de seu tamanho, origem ou segmento de mercado e o fato de não estarem alinhados aos seus valores pessoais pode ser uma das razões de sua insatisfação”.
2. Especifique objetivos
“Pense no futuro e tenha perspectiva. Quando não se sabe qual é o destino da viagem, não há razão para seguir sua caminhada, não é mesmo? Isso geralmente acontece quando você pensa somente no emprego, em vez de pensar na sua carreira. Ao pensar apenas no trabalho, você tem a sensação de ‘curto prazo’. Para definir seu objetivo de vida, saiba o que o sucesso representa para você, afinal de contas, o que motiva seu colega, com certeza, é diferente do que te motiva”.
3. Aumente a sua capacidade para lidar com a adversidade
“Todo profissional passa por várias adversidades, mas nem sempre está equipado para lidar com elas. Todos reagimos de acordo com a capacidade de controlar nossas respostas perante às dificuldades e o objetivo é determinar qual parte da situação você é responsável por melhorar, o quanto você se responsabiliza pela situação, não interessando quem é o culpado, mas sim como pode resolver, o quanto exerce o seu papel na recuperação de algo, independentemente de quem causou. Por isso, definir uma meta é muito importante para se manter motivado. A grande questão é como obter mais estímulos nas áreas que desejamos, como nos tornarmos – e os que estão mais próximos a nós – mais estimulados a perseguir realizações profissionais e nos negócios”.