/
/
Como preservar o legado da empresa

Como preservar o legado da empresa

Solidificar o desempenho e manterem-se no páreo são os cuidados dos gestores

Nos últimos anos, estudos comprovaram que a presença de empresas familiares vêm crescendo no país e superando a média mundial. Cada vez mais consolidadas no mercado, dados revelam que mais de 90% das companhias nacionais são geridas e operadas por funcionários de uma mesma família. Para ter-se uma breve ideia da importante presença dessas organizações na economia e na movimentação do produto interno bruto (PIB), somente no segmento varejista, por exemplo, 67% das instituições são familiares.

No entanto, apesar desse cenário positivo, também é realidade que, no país, incontável quantidade desse modelo empresarial fecha antes mesmo de chegarem à terceira geração. Pensando nisso, estabelecer um propício ambiente para preservar, solidificar o desempenho e manterem-se no páreo, são cuidados que os gestores e todos os membros devem oferecer total atenção, principalmente visando a preservação do legado familiar.

Integrar e fazer com que todos os colaboradores empenhem-se igualitariamente requer um alto nível de planejamento e preparação, e está longe de ser algo garantido ou obtido sem esforço. Nesse sentido, liderar por meio de exemplos e criar uma cultura de trabalho almejada contribuirá de forma significativa para assegurar que a próxima geração queira permanecer à frente dos negócios.

Visto que pouquíssimos gestores preparam-se previamente, o melhor caminho é traçar um competente e bem elaborado plano de sucessão, garantindo um êxito sustentável e a longo prazo. Além disso, estabelecer objetivos e valores compartilhados, para que o negócio tenha real importância aos envolvidos, perpetuando sua existência mesmo após o afastamento do principal líder, também é fundamental para aumentar a garantia do tempo de vida das organizações familiares, e por consequência de seu sucesso.

Executivos e economistas estimam que mais de 60% dos empresários acreditam em consistente crescimento desse modelo empreendedor nos próximos anos. Ainda que em momento de insegurança econômica, as apostas giram em torno da alta produtividade, e também no que diz respeito às oportunidades de negócios reconhecidas pela organização aliado às condições de trabalho por ela oferecida. A satisfação da equipe, portanto, torna-se imprescindível para que essa meta seja alcançada, beneficiando integralmente toda a estrutura institucional.

Dentre diversas possíveis maneiras de incentivar o profissional e o espírito de equipe, programas de treinamento, ações motivacionais, de engajamento e de desenvolvimento profissional desempenham papel muito importante para que o futuro da empresa comece a se desenhar com mais garantia. A administração precisa despertar nos membros da família interesse nos negócios, a ideia de que sejam parte do sucesso conquistado, além da possibilidade de crescimento empresarial. Tal postura pode ser primordial para que os membros sintam-se desempenhando papéis importantes, dessa forma executarão suas funções da melhor maneira possível e ainda resguardarão a saúde organizacional.

*Sidney Ito é sócio de Governança Corporativa e Consultoria em Riscos da KPMG.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]