5% das doenças que causam invalidez tem o mesmo motivo. Na América Latina 394 milhões de pessoas não têm acesso a água potável. A cada minuto uma criança morre no mundo por doenças causadas pela água. Uma em cada nove pessoas no planeta não tem acesso a água limpa. Há mais pessoas no mundo com celulares do que com banheiros.
Parece que estamos falando de outro planeta, não? Mas essa é a exata situação do mesmo lugar em que você vive, possivelmente de onde viajará nas suas férias ou a trabalho.
E como nos dias de hoje qualquer um é um potencial super herói, salvar o planeta também pode estar em quaisquer mãos. Romântico? Nem tanto. Essa é a proposta do projeto Waves For Water, que pode ser compartilhada durante o South By Southwest 2015.
Por meio do projeto, mais de cinco milhões de pessoas conseguiram ter acesso a agua limpa. E a coisa funciona de maneira bem simples. O segredo é um filtro pequeno, portátil e que custa vinte dólares. O processo de filtragem da água é baseado na diálise e com cada filtro pode-se obter mais de 4,5 milhões de litros de água. Isso equivale a água limpa para 100 pessoas por 5 anos. Sem baterias, sem eletricidade, sem complicação.
?O intuito é engajar e mostrar que todos podem mudar o mundo. Não é sobre a tecnologia, e sobre o acesso. A crise de água é resolvível e de custo acessível, percebemos que as pessoas que fazem essa tecnologia fazem seu trabalho, mas não sabem engajar as pessoas. Mas isso pode ser feito por qualquer um. Por que não colocar um propósito no que se faz? Seja o que for. A tecnologia existe, só precisamos mudar a mente das pessoas?, é o que afirma o brasileiro Guga Ketzer, diretor criativo da Waver For Water.
Apesar de a ideia ser nobre, ele explica que nãoé tão simples implementar essa solução. Precisamos entrar nessas comunidades, ganhar sua confiança, precisamos planejar como organizar as redes locais, somos uma ponte que leva a solução ao problema e empodera as comunidades?, diz.
Mas o resultado é recompensador. Numa experiência com populações das proximidades do Rio Amazonas, mães disseram que seus bebês não tem diarreia pela primeira vez nas suas vidas.
O projeto é embasado em dois pilares: a tecnologia, necessária, mas que não se basta e o empoderamento e engajamento das comunidades. ?A água limpa vai além da saúde, é uma causa?, diz Jon Rose, fundador do Waves For Water. Um dos que levantam essa bandeira é o ator e diretor Matt Damon, porque as pessoas simplesmente não pensam nisso, principalmente nos países desenvolvidos.
?Em países como a Indonésia, 20% das mortes estão relacionadas à água. Portanto a mudança é mais profunda, acontece em toda a economia de um lugar, já que as pessoas passam a não gastar mais com remédios ou conseguem ser mais produtivas porque estão saudáveis.
A proposta real é simples: se cada viajante fosse aos lugares com um filtro que gera água limpa, o mundo poderia ser outro. ?Engloba todos esses conceitos, crowdfunding, hosting, open sourcing, redes sociais e referências como o Uber. A intenção é criar uma plataforma em que cada pessoa possa colocar o seu projeto próprio, porque seus amigos ou comunidade confiam em você?, explica. A intenção é criar uma espécie de friendfunding, e tornar essa rede em algo, que aconteça voluntariamente, finaliza Guga.
When was the last time a study was done that showed this to be a possible scenario.prada outlet
Conducting postgraduate work fosters many vital skills and may give you a head start in the job market.mk handbags uk
Drew Stubbs doesn’t have much claim to a roster spot if he doesn’t face left handers.cheap ray bans
“While it is certainly possible Mueller has been killed, the Islamic State’s description of how she was allegedly killed could very well be a propaganda ploy,” writes Mr.timberland boots
toms sale