/
/
Como podemos salvar o mundo com vinte dólares

Como podemos salvar o mundo com vinte dólares

Em todo o mundo, 4% de todas as mortes estão relacionadas a alguma doença causada por água poluída

5% das doenças que causam invalidez tem o mesmo motivo. Na América Latina 394 milhões de pessoas não têm acesso a água potável. A cada minuto uma criança morre no mundo por doenças causadas pela água. Uma em cada nove pessoas no planeta não tem acesso a água limpa. Há mais pessoas no mundo com celulares do que com banheiros.

Parece que estamos falando de outro planeta, não? Mas essa é a exata situação do mesmo lugar em que você vive, possivelmente de onde viajará nas suas férias ou a trabalho.

E como nos dias de hoje qualquer um é um potencial super herói, salvar o planeta também pode estar em quaisquer mãos. Romântico? Nem tanto. Essa é a proposta do projeto Waves For Water, que pode ser compartilhada durante o South By Southwest 2015.

Por meio do projeto, mais de cinco milhões de pessoas conseguiram ter acesso a agua limpa. E a coisa funciona de maneira bem simples. O segredo é um filtro pequeno, portátil e que custa vinte dólares. O processo de filtragem da água é baseado na diálise e com cada filtro pode-se obter mais de 4,5 milhões de litros de água. Isso equivale a água limpa para 100 pessoas por 5 anos. Sem baterias, sem eletricidade, sem complicação.

?O intuito é engajar e mostrar que todos podem mudar o mundo. Não é sobre a tecnologia, e sobre o acesso. A crise de água é resolvível e de custo acessível, percebemos que as pessoas que fazem essa tecnologia fazem seu trabalho, mas não sabem engajar as pessoas. Mas isso pode ser feito por qualquer um. Por que não colocar um propósito no que se faz? Seja o que for. A tecnologia existe, só precisamos mudar a mente das pessoas?, é o que afirma o brasileiro Guga Ketzer, diretor criativo da Waver For Water.

Apesar de a ideia ser nobre, ele explica que nãoé tão simples implementar essa solução. Precisamos entrar nessas comunidades, ganhar sua confiança, precisamos planejar como organizar as redes locais, somos uma ponte que leva a solução ao problema e empodera as comunidades?, diz.

Mas o resultado é recompensador. Numa experiência com populações das proximidades do Rio Amazonas, mães disseram que seus bebês não tem diarreia pela primeira vez nas suas vidas.

O projeto é embasado em dois pilares: a tecnologia, necessária, mas que não se basta e o empoderamento e engajamento das comunidades. ?A água limpa vai além da saúde, é uma causa?, diz Jon Rose, fundador do Waves For Water. Um dos que levantam essa bandeira é o ator e diretor Matt Damon, porque as pessoas simplesmente não pensam nisso, principalmente nos países desenvolvidos.

?Em países como a Indonésia, 20% das mortes estão relacionadas à água. Portanto a mudança é mais profunda, acontece em toda a economia de um lugar, já que as pessoas passam a não gastar mais com remédios ou conseguem ser mais produtivas porque estão saudáveis.

A proposta real é simples: se cada viajante fosse aos lugares com um filtro que gera água limpa, o mundo poderia ser outro. ?Engloba todos esses conceitos, crowdfunding, hosting, open sourcing, redes sociais e referências como o Uber. A intenção é criar uma plataforma em que cada pessoa possa colocar o seu projeto próprio, porque seus amigos ou comunidade confiam em você?, explica. A intenção é criar uma espécie de friendfunding, e tornar essa rede em algo, que aconteça voluntariamente, finaliza Guga.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]