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Como lucrar mais nas datas comemorativas

Como lucrar mais nas datas comemorativas

Entenda a diferença entre shopper e consumidor e promova ações estratégicas para potencializar suas vendas

* Por Marcos Salla

O Dia das Mães é a segunda data mais importante do calendário anual para o varejo, atrás apenas do Natal, e o primeiro passo para o varejo lucrar mais nesta data é entender a diferença que existe entre os shoppers (ou compradores) e os consumidores finais, que neste caso são as mães.

As atenções no comércio normalmente acabam concentradas no público feminino, mas os filhos, maridos e pais, que buscam o presente ideal na data, precisam ser ?seduzidos?, pois também são potenciais consumidores. O ideal é que as redes varejistas promovam ações estratégicas de vendas que atraiam esses públicos e, consequentemente, potencializem as vendas.

Para atrair shoppers e agradar as consumidoras finais é muito bem-vindo que os pontos de venda desenvolvam campanhas que promovem a interação entre o comprador e o consumidor. Muitas empresas criam frases, lemas ou mensagens carinhosas dedicadas às mães, mas como se fossem ditas pelo comprador dos presentes ? por exemplo, ?para a melhor mãe do mundo?. Já outras promovem concursos e/ou sorteios promocionais que garantem aos dois algum tipo de premiação ? por exemplo, ?eu e minha mãe em Paris? ou ?minha mãe de carro novo?. Essas ações têm como meta atrair o shopper e agradar a homenageada, neste caso, as mães.

Outra alternativa é tentar ?seduzir? esse shopper para que, além do presente, ele também acabe comprando algo para si. A vitrine precisa estar totalmente focada na data comemorativa, mas a disposição dos produtos pode fazer com que o comprador circule por corredores com produtos direcionados para jovens ou para o público masculino, antes de chegar até o setor de potenciais presentes.

No Dia das Mães, produtos da área de beleza e bem-estar – como cosméticos, perfumes e cremes corporais ? continuam sendo muito procurados. Além deles, de alguns anos para cá, a venda de aparelhos celulares também permanece em alta, sendo a aposta de muitos varejistas para alavancar as vendas no período.

Aproveitar essa variedade de opções pode ajudar, e muito, o varejista a desenvolver ações diferenciadas focadas em cada setor. Para o canal Farma, por exemplo, os on packs presenteáveis (brindes fixados nos packs de produtos) são uma boa estratégia para vender mais. Já em perfumarias e lojas do pequeno varejo, sorteios de cestas com produtos da linha e concursos culturais são boas alternativas. Além disso, apostar na venda de combos/kits ? principalmente ligados à área de beleza e bem-estar ? e no lançamento de produtos com embalagens diferenciadas, chamativas e temáticas do Dia das Mães ajudam a atrair o interesse do shopper.

Para o setor de vestuário, é essencial o varejista estar muito bem informado sobre o que está na moda para as mulheres, assim como desenvolver uma publicidade dos produtos que transmita a ideia de modernidade e que siga as tendências.

Resumindo, é preciso desenvolver estratégias de vendas que atraiam os compradores e agradem os consumidores finais. Para acertar nas ações as empresas têm a opção de contratar companhias com expertise no assunto e que desenvolvam campanhas específicas no PDV, impactando positivamente a experiência de compra e garantindo uma maior conversão de vendas.

Existem alternativas e soluções emergenciais para os varejistas que não se prepararam até agora. A semana que antecede as datas comemorativas costuma também ser a mais aquecida em vendas. Mas o ideal é sempre um planejamento e preparação com antecedência. Então que tal já começar o planejamento para o Dia dos Namorados na segunda-feira, dia 11 de maio?

* Marcos Salla é COO (Chief Operating Officer) da Allis

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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