/
/
Como lidar com o poder de decisão do consumidor?

Como lidar com o poder de decisão do consumidor?

Especialista explica as melhores estratégias para lidar com o novo perfil dos clientes seja no ambiente online ou offline. Confira

A instabilidade econômica que se alojou no país transformou as estratégias e os planos de muitos negócios. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, o varejo apresentou uma retração de 7,3% de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas caiu e isso inevitavelmente está relacionado a mudanças no conhecido “poder de decisão do consumidor”.

Para entendermos melhor este fluxo, existem dois tipos de compra: as planejadas e as realizadas por impulso. E, de fato, em tempos de crise, há menos espaço para compras por impulso já que o consumidor tende a otimizar sua verba e minimizar custos e compras que ultrapassam as necessidades básicas. Em função do orçamento apertado, o cliente planeja mais seus gastos e o consumo se torna mais consciente. É por isso que cada vez mais os lojistas têm que estar aptos a investir nas, agora mais amplas, alternativas de conquistar o consumidor.

E isso é possível com investimentos em canais diversos, atuando em esferas online e offline. O primeiro passo é saber que para cada tipo de compra há uma estratégia adequada e o Marketing Digital é um bom aliado nas compras planejadas ou por impulso. Estar mais próximo do cliente com sugestões de look via Facebook, um site informativo e ações de e-mail marketing assertivos, podem ser os diferenciais que farão os varejistas darem início a uma fase de recuperação. É tempo de trabalhar o dobro para ganhar metade. Essa crise vai qualificar o varejo e exigir do empresário dedicação em relação à experiência do cliente.

A maioria esmagadora da verba de publicidade online dividiu o mundo virtual em dois grandes players que podem ser trabalhados sem investimentos muito elevados: mídia no Google e no Facebook. O primeiro é eficaz quando o cliente já sabe o que precisa, por exemplo, quando procura por reserva de hotel em Búzios ou o lançamento de um tênis. Portanto, os produtos têm que estar disponíveis quando procurados. Já o Facebook, atua na criação de demanda, isto é, o consumidor está vendo as fotos do seu réveillon com seus amigos e, por conta das suas características e gostos, a plataforma mostra para ele um banner com o novo filme da Marvel.

Cada uma das situações exige um tipo de ação para atrair o consumidor. No Google é preciso ser descritivo, com texto bastante claro e conciso. No Facebook, o design da peça é fundamental. Ela tem que ser atraente para capturar o clique daquele usuário.

No mercado offline, o raciocínio é o mesmo. Em sua loja é preciso atender a ambas as situações. Portanto, para quem planejou uma compra o varejista deve investir em vendedores capacitados para evitar ao máximo a ruptura, oferecer um atendimento com base na venda consultiva – em que vendedores atuam como uma espécie de consultor para atender às necessidades do consumidor – ter suas prateleiras organizadas, expor os produtos de maneira lógica para quem está procurando um item e ligações ativas dos vendedores para os clientes a fim de estreitar o relacionamento. Para as compras por impulso, as atenções se voltam para ter uma bela vitrine ou até mesmo investir em vitrines interativas, manequins bem expostos. Neste novo momento econômico, pequenos detalhes farão a diferença.

 

*Raphael Carvalho é CEO da SPOT, startup especializada na gestão de relacionamento para lojistas e consumidores de shoppings

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]