Pesquisar
Close this search box.
/
/
A era do pós-consumidor pede empresas all-line, diz Hermo, da Liq

A era do pós-consumidor pede empresas all-line, diz Hermo, da Liq

Marco Hermo, head da Liq, afirmou, durante o Conarec, que a empresa do futuro precisa ser "all-line" para encontrar um consumidor cada vez mais onipresente

O estudo sobre o pós-consumidor ganha peso nas empresas e as que se dedicam a entender os intrincados interesses de quem consome salta na frente na virada de chave para o mundo digital e totalmente integrado que se avizinha.

Durante o Conarec 2018, a constituição do pós-consumidor foi assunto central, com destaque para o painel “O genoma do CX: de que forma podemos suprir a ansiedade dos consumidores por experiências cada mais intensas?”, mediado por Daniel Martins de Barros, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Marco Hermo, head sênior de Marketing, Comunicação e Produtos da Liq, afirma que a compreensão sobre o novo consumidor foi uma das responsáveis pelo reposicionamento da marca. “Nos preocupamos muito em ser uma empresa all-line. O canal tem quer ser oferecido pelo cliente. Com isso, a gente consegue diminuir esse atrito. Preciso mostrar que eu o conheço, usando o melhor canal e oferecendo a melhor solução em qualquer faixa do ciclo de vida que ele tenha com a empresa.”, garante Hermo.

A Ricardo Eletro, varejista de eletroeletrônicos, passou a ter uma percepção mais profunda do seu consumidor durante o processo de digitalização, ao criar seu canal on-line e integrar parte do físico com o on-line. “Diminuímos o problema quando implementamos um pedaço do omnichannel. No site, oferecemos uma porção maior de SKUs do que na loja, mas via vendedor dá para oferecer toda a gama de produtos no espaço físico com o suporte do on-line”, conta Aline Sales, diretora de Atendimento e Transportes da Ricardo Eletro.

Álvaro Azevedo, diretor executivo de Finanças e Operações do Banco Votorantim, afirma que o banco trabalha com quatro momentos cruciais de contato com o consumidor, “o fechamento do contrato, o momento que pega o produto, quando encerra o contrato, e o quarto momento, que pode acontecer entre esses três, é quando ele tem um problema e precisa de uma ajuda da empresa”,enumera do executivo.

NPS e redução de ruído

O BV emprega técnicas de NPS para conhecer o grau de satisfação do cliente e ajudar a empresa a entender e melhorar o processo continuamente. “Você não encerra nunca esse processo e emprega gestão de dados para aprender mais com esse cliente. Sempre em cima da ciência de dados é possível trabalhar em várias vertentes, como a oferta de novos produtos”, detalha Azevedo.

A MRV Engenharia tem em seus números metade das vendas de apartamento começando na internet. Bianca Vargas, gestora-executiva de relacionamento com Clientes da construtora, afirma que uma das práticas heterodoxas da empresa para compreender as particularidades do consumidor é envolver as lideranças no estudo de campo.

“Pegamos os clientes com NPS ruim, que são os detratores, e a gente convida nossos líderes, que são executivos, para sentar no sofá da casa desses clientes e conversar com eles. Isso para que os profissionais que não estão acostumados a esse contato no dia a dia faz uma diferença gigantesca porque ele passa a escutar o que realmente aquela decisão estratégica muda na vida daquela família”, conta Bianca.

Gabriela Bianco, diretora de Projetos de Experiência do Cliente da VIVO, afirma que a empresa tem se dedicado a estudar o comportamento do consumidor nos vários pontos de contato. “Mapeamos as dores do cliente e trabalhamos em cima de ações para melhorar a experiência. Isso é dinâmico, não acontece uma só vez. E, agora, esse pensamento permeia toda nossa operação”, explica Gabriela.

A VIVO busca uniformizar o atendimento em seus canais ao mesmo tempo que personaliza esse contato para reduzir a conhecida robotização do contato das operadoras de telefonia. Nas ligações telefônicas, a operadora tem trabalhado para responder ao consumidor descontente já no instante seguinte à experiência ruim. “Quando o cliente dá uma nota baixa (ao operador) a gente trabalha para que ele seja atendido por outra pessoa na sequência. Em 80% dos casos revertemos esse quadro”, comemora a executiva.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]