Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como conseguir dinheiro emprestado?

Como conseguir dinheiro emprestado?

A situação financeira apertou e a decisão parece inevitável: você precisa de um empréstimo

A verdade é que não é tão simples assim conseguir empréstimos com as instituições financeiras. Cumprir alguns requisitos é necessário: ter renda a partir de determinado valor, nome limpo no mercado, etc. Veja o que precisa saber para conseguir dinheiro emprestado.

Quais são os principais requisitos?

As instituições financeiras exigem que o interessado em adquirir um empréstimo, seja ele online ou consignado, cumpra alguns requisitos principais antes de liberar o dinheiro.

Isto acontece porque bancos e financeiras precisam de garantias que o cliente irá realmente conseguir arcar com as parcelas do empréstimo que adquiriu. Por isso, é muito difícil ter acesso ao dinheiro se não puder oferecer à instituição financeira garantias confiáveis que a quantia emprestada será devolvida.

Conseguir a aprovação do empréstimo pelo banco é mais fácil se você tiver renda compatível com o valor que está sendo tomado emprestado. Outro ponto relevante é estar com o nome limpo no mercado. A maioria das instituições não empresta para quem está no cadastro de maus pagadores em instituições como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

Outro requisito importante é não ter parte da renda comprometida com outros empréstimos. Quando isso acontece, dificilmente o banco aprova o pedido, já que o risco de você não conseguir arcar com o compromisso financeiro é maior.

Tipos de empréstimo mais populares

Os mais populares são o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Apesar da aparente facilidade de conseguir o dinheiro, estas opções são as que têm os juros mais altos do mercado.

Outras alternativas são empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas diretamente do contracheque, e o modelo com garantia de imóvel. Nestes tipos de empréstimo, os juros cobrados são mais baixos exatamente porque o banco tem uma garantia mais concreta de que o dinheiro emprestado será devolvido.

Quem não pode recorrer a uma destas alternativas ainda tem a opção de requisitar um empréstimo pessoal ao banco. Os juros são mais altos, mas, ainda assim, mais em conta do que no caso do cheque especial e rotativo do cartão.

Dicas para conseguir um bom empréstimo

O primeiro passo para quem deseja conseguir um bom empréstimo é analisar se realmente precisa desta quantia. Reflita se não é melhor cortar gastos e viver com menos do que pegar dinheiro emprestado com um banco.

Se chegar à conclusão que esta é mesmo a melhor alternativa, compare os juros cobrados pelas instituições financeiras no site do Banco Central. Verifique ainda o prazo de pagamento: em quanto menos tempo você quitar o empréstimo, menos pagará no total.

Outro ponto importante é se certificar que as parcelas realmente cabem no seu orçamento. Se possível, economize para ter dinheiro suficiente para antecipar as últimas parcelas e pagar menos juros.

Empréstimos para quem tem nome sujo

Apesar de ser mais difícil, quem tem nome sujo no mercado pode conseguir um empréstimo. Se este for o seu caso, o indicado é procurar instituições financeiras que são especializadas neste tipo de negociação, tendo em mente que os juros cobrados são muito mais altos.

 

*Via GuiaBolso.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]