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Brasileiro está mais consciente com uso de cartão de crédito

Brasileiro está mais consciente com uso de cartão de crédito

Serasa mostra que, apesar de estar mais consciente quanto ao uso de cartão de crédito, brasileiro ainda o utiliza para complementar a renda do mês

O brasileiro acredita que faz um uso consciente do cartão de crédito. Desvendar os hábitos de uso do cartão de crédito e identificar as principais características dos consumidores é uma informação estratégica para compreender como e onde os brasileiros compram. De acordo com a pesquisa Perfil de Crédito do Brasileiro feito pela Serasa, a maioria dos entrevistados utiliza o crédito como ferramenta de organização financeira com as contas diárias.

Segundo o levantamento, mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito – e, para 35% deles, o principal motivo dessa multiplicidade é para poder somar os limites. “Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, interpreta Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito.

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Neste cenário, o cartão tem papel importante no orçamento familiar, sendo usado principalmente para compras parceladas (61%) e consumos essenciais (37%), como compras de supermercado, lojas de varejo e combustível. O uso do cartão de crédito como complemento de renda foi apontado por 14% dos respondentes.

Como os brasileiros usam o cartão de crédito

A Serasa decidiu investigar a personalidade de uso entre os brasileiros. Para isso, definiu 10 Perfis de Crédito, que descrevem características, hábitos e desejos entre os usuários. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos entrevistados (36%) se identificam como Consumidores Conscientes e entendem, portanto, que o cartão é uma ferramenta para a organização financeira. Mas 19% se consideram como Gestores Básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.

“Hoje, temos uma diversidade de opções, que oferecem serviços para atender cada necessidade do consumidor”, explica Amanda. “Em geral, os brasileiros buscam por oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal e priorizam benefícios centrais para essa organização, como zero anuidade, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito”.

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Amanda ainda reforça a importância de colocar em prática essa preocupação com o controle das contas e atrelar o uso do cartão com consciência. “A pesquisa demonstra que os consumidores estão antenados às funcionalidades do cartão como um aliado na hora de tirar planos do papel e de auxiliar na melhoria da saúde financeira. Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”.

Conheça os principais perfis de uso de cartão:

Conheça as principais características que formam cada tipo de perfil e descubra qual reflete melhor seus hábitos financeiros. A Serasa e o Buzzfeed se uniram para te ajudar a identificar qual dos 10 perfis tem mais a ver com a sua relação com o crédito. Você pode fazer o teste aqui!

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A Serasa é do bem

Consumidor Consciente

Metódico, planejado e apaixonado por planilhas e organizadores financeiros. Para este perfil de consumidor, o cartão de crédito é uma poderosa ferramenta de gestão, já que está sempre de olho na fatura.

Cuidadoso com o orçamento, busca por zero anuidade, flexibilidade na data de vencimento da fatura e opções de seguro.

Gestor Básico

Crédito é uma necessidade para este perfil, que utiliza o cartão de forma cotidiana como complemento de renda.

Com foco em contas básicas (água, luz e gás), alimentação, remédio, telecomunicações e gastos com moradia (aluguel, condomínio e outras), esse consumidor pode ter de recorrer, muitas vezes, a mais de um cartão para equilibrar o orçamento.

Entre os benefícios buscados por esse usuário, TED ou transações bancárias sem tarifas, bom limite e zero anuidade, são os principais.

Planejador de Sonhos

Crédito está totalmente ligado aos sonhos e objetivos pessoais deste perfil. Fazer uma festa de formatura, mudar de cidade para cursar uma graduação ou pós, comprar um carro de maior valor, reformar um apartamento, casar e outras realizações moldam sua relação com o cartão, que é priorizado nesses momentos de transformação.

O usuário deste perfil busca um limite elástico, que realiza uma análise de crédito grátis para compras pontuais acima dos gastos do dia a dia.

Conheça o Mundo do CX

Conectado Zuckerberg

Resolve tudo com um só clique e sabe usar a tecnologia a favor de seu bolso. Tem habilidade para perceber e driblar links suspeitos, pois não perde uma boa oportunidade que chegue pela web ou no aplicativo para usar, com vantagem, o seu cartão de crédito.

Na hora dos benefícios, pode ser considerado um Zuckerberg (Mark, o criador do Facebook), pois gosta de analisar os aplicativos bancários e prefere pagamento por aproximação ou sem cartão físico, a partir do celular, tags, pulseiras e relógios.

Amigo das Compras

Entre boletos e encomendas, este perfil busca por cartões de crédito recheados de ofertas e descontos em lazer, restaurantes, lojas de departamentos, produtos e serviços, especialmente no segmento de entretenimento, beleza e saúde para si e para a família.

Pagar mais barato nos streamings, ganhar a pipoca do cinema, um desconto no procedimento estético e, quem sabe, facilitar a compra do show internacional, chama a atenção deste perfil. Nem sempre prioriza o valor da anuidade, mas não abre mão de um cashback.



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