Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como conciliar volta ao trabalho e amamentação?

Como conciliar volta ao trabalho e amamentação?

Armazenamento de leite e manutenção dos laços afetivos são questões que permeiam o cotidiano das mães em licença-maternidade

Todos os anos, o mês de agosto é marcado pela comemoração da Semana Mundial do Aleitamento Materno e, neste período, cerca de 170 países organizam ações que tem o objetivo de aumentar os índices de amamentação no mundo.

Em 2015, a World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) definiu que o tema a ser discutido durante a semana da amamentação é a ??Volta ao Trabalho após o fim da licença maternidade??. O assunto é extremamente importante, pois este é um dos períodos mais delicados da vida da mulher, muitas se sentem culpadas por terem de se ausentar um pouco da rotina do filho recém-nascido, por isso, a manutenção do aleitamento materno é importante para amenizar esse momento e manter a proximidade da relação entre mãe e bebê.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que a criança seja alimentada exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida. No entanto, a maioria das empresas segue a lei brasileira que permite apenas quatro meses de licença maternidade.

Dessa forma, para não interromper esse período essencial da amamentação, orienta-se que as mães que devem retornar ao trabalho retirem o leite do seio por meio de uma bomba de sucção e o armazenem em recipientes de vidro com tampas de plástico, previamente esterilizado. ?Para a retirada do leite materno, a mãe deve estar com as mãos lavadas, se possível com touca nos cabelos, e ferver antes por cerca de 5 minutos o material que será utilizado para esterilizá-lo?, explica a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Clery Gallacci. Tanto bombas elétricas quanto manuais podem ser alugadas ou adquiridas em casas especializadas.  

O leite materno pode ser mantido em freezer até 15 dias após a retirada e em geladeira até no máximo 12h, por isso, recomenda-se etiquetar cada frasco com data e hora ao armazená-lo. Para descongelar, o frasco deve ser posto em banho-maria à temperatura ambiente. Para que o leite não cesse, é essencial estar sempre estimulando a amamentação. ?No trabalho, se possível, retirar a cada 3 ou 4 horas, ou pelo menos na hora de descanso do almoço?, orienta Dra. Clery.

Ao alimentar o bebê com o leite materno armazenado, o melhor é oferecê-lo em mamadeiras com bico ortodôntico. ?O movimento de sucção é importante para o desenvolvimento da musculatura facial. O sugar proporciona sensação de bem-estar, melhora o estímulo para a linguagem e prepara para a oferta de alimentos sólidos que serão acrescentados ao longo do crescimento?, esclarece a pediatra.

A psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana, Salete Arouca, recomenda um planejamento antes de terminar a licença maternidade. ?Uma medida positiva é treinar o cuidador do bebê, seja babá, avó ou mesmo um berçário, antes da volta ao trabalho.

Outra atitude válida é ir se ausentando aos poucos para que a mãe e bebê possam se habituar à situação, como saídas curtas para fazer as unhas ou ir ao supermercado?. Ainda segundo a psicóloga, os bebês têm capacidade de adaptação e de distinção de seus cuidadores, por isso, as mães não precisam estar sempre presentes para manterem o vínculo, basta que quando estiverem com seu filho o momento seja de cumplicidade e carinho. ?Para o bebê, a mãe é referencial de segurança, estabilidade e afeto, então é muito importante brincar, cantar, conversar e estimular o bebê quando estiverem juntos? explica Salete. De tal forma, nos dias de hoje, a mulher não precisa abrir mão do trabalho para ser mãe. Tanto a maternidade quanto o trabalho são conquistas que devem ser cultivadas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]