Sua empresa já percebeu perdas em suas lojas? Sua equipe consegue lidar com isso de maneira efetiva? Para Thaís Oliveira, consultora master de varejo da Oracle Retail, a melhor aliada das companhias para lidar com essa questão é a tecnologia.
?Existe um estudo que aponta que as perdas globais do varejo foram em torno de 28 bilhões de dólares?, destaca a executiva. Como lidar com isso?
Segundo Oliveira, as soluções em nuvem da Oracle leem todos os dados da empresa ? transações, vendas, abertura de caixa – e fazem relatórios baseados em diversos indicadores já presentes no banco de dados para apontar os conflitos e encontrar soluções. ?A ferramenta consegue identificar a tendência de perda por devoluções, por exemplo. Também gera alertas em função de potenciais situações de risco?, explica.
O quadro pode apontar situações de fraude ou um caso de melhora de capacitação ? as vezes, a equipe pode falhar em decorrência da ausência de um bom treinamento.
A consultora apresentou três cases de sucesso relacionados à aplicação eficiente das ferramentas da Oracle:
Adidas
A marca esportiva teve redução de 25% nas perdas ocasionadas por funcionários ou perdas administrativas (alguma violação das políticas da empresa, por exemplo). Procurou a solução para entender melhor as causas de perda e decidir ações para melhorar isso.
A empresa descobriu situações de compartilhamento de senhas, fraude na devolução, problemas com preços e cancelamentos.
HEB
A rede de supermercados conseguiu redução de 1,36% nas perdas anuais, teve casos resolvidos imediatamente e aumento na eficiência dos caixas (passaram a ser monitorados e treinados).
Quando adotou a ferramenta, a companhia estava observando muitas despesas com devolução de itens danificados e mercadoria expirada, o que acarretava muitas perdas no estoque, perda de lucratividade. Além disso, não tinham visibilidade do caixa.
Após a adoção, a empresa teve visibilidade de todas as transações da frente de loja, linkou a solução com a câmera de segurança e observou aumento na produtividade do caixa.
BJs
O atacadista americano aumentou a proteção dos ativos a partir dos relatórios baseados em exceções da operação. A companhia sentia a necessidade de identificar furtos, ter uma visão analítica do caixa e evitar perdas.
Com as soluções, encontrou casos de abuso dos cupons de desconto, bem como percebeu que a produção do açougue e da padaria estavam desequilibradas.
Adoção
Oliveira aconselha as empresas a pensarem em três questões:
– O que quero monitorar?;
– Quais são os KPIs?;
– O que quero ao longo do processo e quanto eu quero atingir?
?É preciso ter índices bem definidos e estabelecer um processo de resolução. Como no Brasil precisamos fazer mais com menos, uma solução eficiente aumenta a margem da empresa sem que ela tenha que fazer um grande investimento em tecnologia?, finaliza a consultora.