/
/
Como a tecnologia auxilia na prevenção de perdas?

Como a tecnologia auxilia na prevenção de perdas?

Três grandes empresas observaram bons resultados nesse quesito utilizando as soluções da Oracle Retail

 

Sua empresa já percebeu perdas em suas lojas? Sua equipe consegue lidar com isso de maneira efetiva? Para Thaís Oliveira, consultora master de varejo da Oracle Retail, a melhor aliada das companhias para lidar com essa questão é a tecnologia.

?Existe um estudo que aponta que as perdas globais do varejo foram em torno de 28 bilhões de dólares?, destaca a executiva. Como lidar com isso?

Segundo Oliveira, as soluções em nuvem da Oracle leem todos os dados da empresa ? transações, vendas, abertura de caixa – e fazem relatórios baseados em diversos indicadores já presentes no banco de dados para apontar os conflitos e encontrar soluções. ?A ferramenta consegue identificar a tendência de perda por devoluções, por exemplo. Também gera alertas em função de potenciais situações de risco?, explica.

O quadro pode apontar situações de fraude ou um caso de melhora de capacitação ? as vezes, a equipe pode falhar em decorrência da ausência de um bom treinamento.

A consultora apresentou três cases de sucesso relacionados à aplicação eficiente das ferramentas da Oracle:

Adidas
A marca esportiva teve redução de 25% nas perdas ocasionadas por funcionários ou perdas administrativas (alguma violação das políticas da empresa, por exemplo). Procurou a solução para entender melhor as causas de perda e decidir ações para melhorar isso.

A empresa descobriu situações de compartilhamento de senhas, fraude na devolução, problemas com preços e cancelamentos.

HEB
A rede de supermercados conseguiu redução de 1,36% nas perdas anuais, teve casos resolvidos imediatamente e aumento na eficiência dos caixas (passaram a ser monitorados e treinados).

Quando adotou a ferramenta, a companhia estava observando muitas despesas com devolução de itens danificados e mercadoria expirada, o que acarretava muitas perdas no estoque, perda de lucratividade. Além disso, não tinham visibilidade do caixa.

Após a adoção, a empresa teve visibilidade de todas as transações da frente de loja, linkou a solução com a câmera de segurança e observou aumento na produtividade do caixa.

BJs
O atacadista americano aumentou a proteção dos ativos a partir dos relatórios baseados em exceções da operação. A companhia sentia a necessidade de identificar furtos, ter uma visão analítica do caixa e evitar perdas.

Com as soluções, encontrou casos de abuso dos cupons de desconto, bem como percebeu que a produção do açougue e da padaria estavam desequilibradas.

Adoção
Oliveira aconselha as empresas a pensarem em três questões:
– O que quero monitorar?;
– Quais são os KPIs?;
– O que quero ao longo do processo e quanto eu quero atingir?

?É preciso ter índices bem definidos e estabelecer um processo de resolução. Como no Brasil precisamos fazer mais com menos, uma solução eficiente aumenta a margem da empresa sem que ela tenha que fazer um grande investimento em tecnologia?, finaliza a consultora.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]