A Perplexity AI anunciou recentemente uma parceria estratégica com o PayPal para inaugurar uma nova fase do chamado “comércio agêntico”. Ou seja, a experiência de compra e pagamento totalmente integrada a assistentes conversacionais baseados em Inteligência Artificial generativa, os Agentes de IA.
A novidade, que chegará primeiro aos Estados Unidos, permitirá que usuários encontrem produtos, reservem viagens e comprem ingressos diretamente pelo chat de IA generativa da Perplexity Pro, com pagamentos instantâneos via PayPal e seu app Venmo.
Tokenização para maior segurança
A novidade traz mais agilidade e menos etapas para compras online. O usuário poderá pesquisar, comparar preços e finalizar a compra sem sair da interface do chat, com todo o processo – desde o pagamento até o faturamento, passando por envio e rastreamento – sendo gerenciado pela infraestrutura do PayPal.
A integração utiliza recursos como carteira tokenizada, vinculação de contas e checkout por passkey, que pode dispensar o uso de senhas e reduzir a experiência a um único clique ou comando de voz.
Comércio agêntico em ascensão
Ao que tudo indica, o “comércio agêntico” passa a ser a nova fronteira da IA generativa para o ecommerce. Inicialmente apenas com sugestões de produtos e serviços, baseados na análise de dados do consumidor, a experiência agora caminha para um “fechamento de ciclo” dando a possibilidade finalizarmos compras com auxílio da IA generativa numa mesma plataforma.
Outra vantagem é a integração de plataformas, que expande as ferramentas de comércio online e a monetização em IAs conversacionais. Contudo, o desafio desse modelo radical está na infraestrutura, abrangendo desde pagamentos e entregas sem intervenção humana até a confiança nas plataformas – elemento essencial na nova era de CX e IA
O movimento vem sendo seguido por outras gigantes do setor de pagamentos, como a Visa – que lançou o Intelligent Commerce – e a Mastercard – que anunciou recentemente o Agent Pay. Já a PayPal vem investindo em integrações para fortalecer a experiência do consumidor, como a parceria com a Perplexity, indo além dos pagamentos e abrangendo também a logística e o atendimento ao cliente.