Bares e restaurantes passaram por uma montanha russa nos últimos anos, com intensas transformações e testes de sobrevivência por causa da pandemia, que obrigou a ajustar a rota no modelo de negócio para servir às necessidades dos clientes. Agora, à medida que as restrições da pandemia diminuem, os clientes estão voltando em massa. Mas também com mudanças de comportamento que moldarão a indústria de restaurantes para o longo prazo.
O Waze apresentou um estudo com quatro oportunidades para atender melhor os consumidores em movimento diante das mudanças de hábitos de consumo impulsionadas e aceleradas pela pandemia. As navegações para restaurantes aumentaram 17,8% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o primeiro trimestre de 2021, segundo análise do Waze, o que sugere um aumento do apetite para jantar fora após dois anos de tensão e restrições.
Embora existam inúmeras maneiras de os consumidores em movimento, ou seja, os que estão saindo de casa ou do trabalho, literalmente em trânsbito, fazerem uma refeição, aumentar as vendas diretas nos estabelecimentos sempre será estratégicos paa os restaurantes. Uma pesquisa recente encomendada pelo Waze e realizada pelo Restaurant Dive mostrou uma clara preferência pela experiência física, enquanto marcas de restaurantes tem como meta o aumento da frequência presencial em restaurantes, que já supera o aumento pedidos de delivery.
De fato, 83% dos entrevistados citaram frequentar restaurantes como uma prioridade crítica ou alta, em comparação com apenas 70% dizendo o mesmo sobre o aumento de pedidos online.
Dados de navegação do Waze mostram viagens a restaurantes também estão aumentando
Houve um aumento de 13% nas navegações gerais com destino a fast foods e restaurantes casuais no primeiro trimestre de 2022 quando comparado ao primeiro trimestre de 2021 nos Estados Unidos, aponta o levantamento Waze/Restaurant Dive. Isso inclui um aumento de 17,8% apenas na categoria jantar casual, à medida que as pessoas se tornam mais confortáveis em reunir novamente.
Visitas presenciais têm tido um foco maior para clientes do Waze Ads. “Clientes presenciais são mais valiosos ao longo de suas vidas pelas interações positivas que podem ter com as marcas”, observa Mike Wilson, chefe da indústria para Restaurantes no Waze.
“Permite que os restaurantes tenham mais controle sobre a experiência da marca, fornecendo diretamente comida saborosa e evitando as taxas de aplicativo de entrega de pressão aplicáveis para a linha de fundo de um restaurante. As respostas da pesquisa confirmam isso, com a pesquisa de restaurantes respondentes expressando suas opiniões de que interagir com consumidores por meio de visitas a restaurantes é eficaz em nutrir relacionamentos.
“Dine-in ajuda a aumentar o número de clientes interação, o que levará a mais vendas e uma melhor reputação para o negócio”, disse um dos entrevistados do levantamento do Waze.
Outro benefício de promover encontros presenciais em vez de focar na entrega por aplicativos é minorar a preocupação, citada por vários entrevistados da pesquisa, com uma eventual má experiência de entrega, que em geral é atribuída aos restaurantes em vez do serviço de delivery.
Mais flexibilidade de horário e de cardápio para os clientes
Segundo o estudo do Waze, cafés costumavam ter um aumento de clientes entre 6h e 8h, com fast food e restaurantes registrando picos do meio-dia às 14h. Esses rituais, baseados na rotina de escritório se tornaram antiquados, e muitas pessoas aderiram a um horário de trabalho flexível, transformando também sua rotina de alimentação.
Com os consumidores menos ancorados em horários fixos, os restaurantes estão aproveitando novas oportunidades para atingir os consumidores em diferentes partes do dia à medida que expandem suas rotinas – saindo para um lanche no meio da manhã ou aproveitando para pegar o jantar enquanto fazem tarefas do cotidiano no início da noite.
A pesquisa Restaurant Dive confirma essa evolução ao medir o comportamento dos motoristas. Nove em cada 10 entrevistados clientes mudaram seus padrões alimentares fora da tradicional rotina de refeições café-almoço-jantar desde o início da pandemia.
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Os dados internos do Waze destacam essas mudanças comportamentais, diz Wilson. “Estamos vendo que o ‘Especial Early Bird’ pode estar de volta em grande estilo, com maior percentual de navegações rumo a fast foods e restaurantes casuais acontecendo entre 16h e 17h no o primeiro trimestre de 2022, em comparação com no mesmo período em 2021”, detalha Wilson no relatório.
A disposição dos consumidores de tomar decisões por impulso e explorar novos restaurantes fazem da publicidade no carro e fora de casa um elemento ainda mais importante na conquista desse cliente em movimento.
Afinal, 87% dos entrevistados da pesquisa concordam fortemente ou concordam que os consumidores são mais propensos a experimentar um novo restaurante enquanto ainda estão fora de casa. Isso alinha bem com uma pesquisa da Epsilon que encontrou 41% dos clientes que disseram que recentemente experimentaram um novo restaurante só porque estavam perto dele.
“Estamos vendo mais refeições para viagem do que antes dois ou três anos atrás, então é ótimo para nós usarmos o Waze Anúncios para ficar na frente dos clientes que podem não ter sido pensando em nós no momento ou pode não saber que estão na área”, comentou Purser da Fuzzy’s Taco Shop.
Restaurantes precisam melhorar experiência pessoal para prosperar
Quando as salas de jantar fechavam, os clientes adotavam canais no local, como drive-thrus, retirada na calçada e assentos em áreas abertas. Mas, embora possam ser tentadores por causa da comida digna de desejo, os restaurantes sabem que também precisam continuar a atualizar suas experiências no local. “Tem sido emocionante ver as inovações que os restaurantes estão trazendo para a mesa, desde filas dedicadas de pedidos antecipados até programas de fidelidade modernizados”, diz Wilson.
As marcas estão mostrando sua criatividade de maneiras grandes e pequenas: fast foods introduziram novas abordagens de drive-thru, que incluem assinaturas mensais para bebidas ilimitadas com uma assinatura mensal e novos programas de fidelidade personalizados projetados para agregar valor às vendas.
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Esses exemplos de experiências aprimoradas foram enfatizados pelos entrevistados da pesquisa Restaurant Dive. 94% dos entrevistados concordam fortemente ou concordam que suas organizações atualizarão sua capacidade de fornecer serviços de drive-thru mais convenientes nos próximos 12 meses.
Mas eles têm outras mudanças no menu para acompanhar preferências do cliente também:
- 86% dos entrevistados concordam ou concordam totalmente que suas marcas oferecerão opções mais convenientes de retirada/retirada na calçada
- 85% dos entrevistados concordam ou concordam plenamente que suas marcas aumentarão os assentos ao ar livre
- 85% dos entrevistados concordam ou concordam plenamente que suas marcas aumentarão o número de assentos em restaurantes
- 83% dos entrevistados concordam ou concordam totalmente que suas marcas aumentarão sua confiança em seu programa de fidelidade
Mais uma vez, os consumidores estão confirmando essas preferências. Um estudo da plataforma de chegada de clientes Bluedot descobriu que 90% dos consumidores americanos visitaram um drive-thru em fevereiro de 2022, acima dos 79% no mês após o início das paralisações da pandemia, e mais da metade afirmou preferir as faixas de drive-thru designadas para coleta móvel. A conveniência é apenas um aspecto importante: 42% sugeriram que gostariam que sua comida fosse aquecida na estação de coleta.
Essas respostas ressaltam que os consumidores ainda desejam visitar restaurantes, e os restaurantes que aumentam o investimento em comodidades locais colherão os frutos. No entanto, esses investimentos devem ser apoiados por um impulso de marketing, recomenda o Waze. “As marcas precisarão compartilhar estrategicamente as notícias sobre essas atualizações para aumentar a conscientização e a intenção”, avalia Wilson.
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No meio do caminho havia um restaurante
O reconhecimento de Wilson da necessidade de divulgar novas abordagens é um conselho que toda marca de restaurante deve ter em mente enquanto trabalha para atrair pedestres. Isso envolve uma mudança das estratégias de marketing convencionais para focar em canais modernos que atendem clientes naquele momento crucial da decisão.
As marcas já estão adotando canais mais direcionados para consumidores em movimento, com os dados da pesquisa do Waze confirmando que a publicidade fora de casa, nas mídias sociais e no carro são vistas como extremamente eficazes para impulsionar o restaurante pessoal. Nove em cada 10 entrevistados disseram que a publicidade fora de casa – como em ônibus, metrô, outdoors – é eficaz, com 42% considerando-a “extremamente eficaz”.
“Estamos vendo uma confluência de fatores – mais notavelmente a incrível demanda reprimida por viagens – o que torna ainda mais provável que esses canais de marketing móvel irão intrigar os clientes”, diz Wilson. “Consumidores famintos em trânsito vão procurar soluções gastronômicas e provavelmente terão mais tempo para parar quando fizerem viagens de lazer neste verão. Segmentá-los por meio dos canbais de publicidade que eles encontram naturalmente no carro – particularmente aplicativos de navegação como Waze e publicidade fora de casa – devem ser partes vitais do mix de marketing de qualquer marca”.
A prova está nos números, de acordo com Nikki Rasmussen, diretora de marketing digital da Fuzzy’s Taco Shop. “Nossas taxas de conversão de navegações, aquisições e outras publicidades apoiadas pelo Waze foram às alturas”, disse ela. “Além disso, com publicidade consistente no Waze, vemos um aumento significativo nas navegações do histórico, mostrando que, uma vez que os hóspedes nos encontram, eles voltam sempre”.
Está claro que as tendências de restaurantes para 2022 estão criando novas oportunidades para aumentar as visitas aos restaurantes – e de aumentar as vendas. “É um momento emocionante no mundo dos restaurantes, com consumidores famintos por novas experiências e ansiosos para experimentar novas opções”, diz Wilson.
Os anúncios de aplicativos de navegação dos EUA estão envolvendo os motoristas como nunca antes, colocando literalmente sua localização no mapa no momento da decisão”, diz ele. “As direções passo a passo alertam os motoristas de que a localização do seu restaurante está próxima da rota deles, economizando tempo e combustível e ajudando a impactar as visitas ao restaurante”.
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