Pesquisar
Close this search box.
/
/
Combustível fraudado: como saber se estou sendo lesado?

Combustível fraudado: como saber se estou sendo lesado?

Conheça os sinais de combustível fraudado: adulteração de cor, aspecto turvo ou com sedimentos, desempenho do veículo abaixo do normal

No fim do ano passado, a operação Fake Fuel resultou na interdição de três postos de combustível. O motivo foi a venda de combustível adulterado, em São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Em janeiro último, em Feira de Santana-BA, policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) localizaram um depósito de adulteração de combustível. Na oportunidade, um laboratório que servia para adulterar e render mais litros, a serem distribuídos em caminhões menores, foi desativado.

Em postos de São Paulo, recentemente, a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) descobriu a presença de metanol em combustíveis e reservatórios clandestinos. Os fiscais inspecionaram estabelecimentos em 13 Estados. No último levantamento feito em agosto de 2023, analisaram 53 postos e 11 revendas de GLP no território paulista. Ficou constatado que, mesmo com o fechamento dos postos devido a irregularidades, muitas vezes a reabertura ocorre em questão de semanas.

Mercado irregular de combustível

Certamente, o mercado irregular de combustíveis está associado a diversas práticas fraudulentas. Uma delas é a adulteração de produtos. Visando aumentar o volume e obter maior lucro, os criminosos misturam substâncias de baixa qualidade aos combustíveis. A consequência é a segurança dos veículos colocada em risco, assim como das pessoas, vez que motores podem ser danificados e acidentes podem ocorrer.

Outras ações ilegais, e rotineiras, são as fraudes de qualidade/volumétricas e as vendas sem nota fiscal.

Como se não bastasse, há ainda as “bombas fraudadas”, que entregam menos combustível do que o cliente pagou. O esquema opera da seguinte forma: um chip dentro da bomba interfere no funcionamento da placa eletrônica e alterar a contagem do visor. O comando é realizado remotamente, por meio de aplicativo de celular ou controle remoto. Se o consumidor comprar 15 litros, por exemplo, ele receberá apenas 12 litros, sem perceber que foi enganado.

Também existem os postos piratas, que imitam a identidade visual de marcas conhecidas para enganar consumidores vendendo combustível adulterado. A finalidade é induzir em erro o consumidor, conduta esta que configura publicidade enganosa (art. 37, § 1°, da Lei nº 8.078/1990).

Abastecimento exige cautela

Todas essas fraudes prejudicam, de um lado, os consumidores, que pagam preços mais altos e recebem um produto sem qualidade. Mas lesam também o Estado, que perde receitas importantes para investimentos em áreas como educação, saúde e infraestrutura. Para se ter uma ideia, os golpes tributários e operacionais, somente nesta área, chegam a R$ 29 bilhões por ano. A informação é do Instituto Combustível Legal (ICL), líder no combate ao comércio irregular de combustíveis, que traçou uma pesquisa em parceria com a FGV, que revela que as fraudes operacionais e tributárias chegam a R$ 29 bilhões por ano.

Consoante o presidente do ICL, Emerson Kapaz, antes de escolher um local para abastecer é fundamental ser bastante cauteloso. “Em primeiro lugar, o motorista deve desconfiar dos postos que apresentam preços muito abaixo dos praticados no mercado. Assim, é imprescindível que o consumidor frequente postos de sua confiança, que possuam iniciativas próprias tanto para controle de qualidade dos combustíveis quanto do atendimento”, explica.

Kapaz ainda denota uma inquietação com a conduta do crime organizado nestes tipos de delitos. “As tecnologias estão cada vez mais sofisticadas. Hoje uma bomba fraudada pode ser operada por chip, e o visor da bomba mostra ao consumidor uma quantidade falsa de combustíveis, acima do que o veículo está, de fato, sendo abastecido. Assim sendo, o Instituto defende um trabalho cada vez maior da cooperação entre setor público e privado para amplificar as iniciativas de fiscalização e inteligência em todo o Brasil”. 

Sintomas de combustível adulterado

Com relação à condição do veículo, é necessário que o motorista esteja atento para os seguintes sintomas com foco na correta manutenção e evitar riscos de acidentes:

  • Dificuldade na partida a frio: pode ser um sintoma de combustível adulterado com algum produto mais pesado;
  • Marcha irregular: a rotação do veículo aumenta e diminui enquanto o motorista está parado no trânsito;
  • “Engasgo” nas acelerações: uma falha na aceleração quando vai começar a dirigir o seu carro em marcha lenta, ou seja, saindo de um estacionamento ou na abertura de um semáforo, pode ser mais um sinal de contaminação no combustível;
  • Pré-ignição: respeitar os níveis de octanagem demandado pelo motor do veículo. Alguns solventes irregularmente presentes nos combustíveis, utilizados como adulterantes, podem alterar a octanagem para valores mais baixos que os mínimos recomendados, e isso causa a batida de pino,
  • Elevação do consumo: Todos os sinais citados acima também acabam interferindo no consumo de combustível dos carros de forma negativa. Como os fenômenos fazem o motor ter um funcionamento irregular, é de se esperar que os automóveis gastem mais gasolina ou etanol do que o normal.

Atenção do consumidor

Uma vez que o consumidor é um elo impreterível no combate ao mercado irregular. E, para que ele não seja prejudicado, é recomendável atenção para estas práticas abaixo:

1 – Bomba fraudada: ocorre quando a quantidade de combustível no visor é maior do que a quantidade que chega ao tanque. Ou seja, o consumidor leva menos combustível do que pagou. Muitas vezes, ela é programada por meio de um chip, ou acionada por controle remoto na hora do abastecimento. 

2 – Combustível batizado (ou combustível adulterado): acontece quando os combustíveis são misturados com outras substâncias químicas, como solventes, que é o caso do metanol. Isso pode prejudicar o motor do carro. E, pior: dependendo do produto adicionado, os efeitos podem ocorrer também sobre a saúde do condutor devido à inalação de produto tóxico, causando até a morte. 

3 – Excesso de álcool na gasolina: o teor de etanol misturado à gasolina é de 27% para a comum e aditivada e 25% para a premium. Entretanto, fraudadores colocam um percentual maior de álcool do que o permitido, pagando menos impostos e enganando o consumidor. Essa adulteração só é identificada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante as fiscalizações. Mais álcool na gasolina se traduz em perda de eficiência energética, ou seja, menos quilômetros rodados por litro. 

4 – Postos piratas: aqueles que imitam uma marca conhecida, copiando cores das instalações, dos uniformes e crachás dos funcionários e outros elementos. Uma forma de propaganda enganosa, já que as pessoas pensam que estão entrando em um estabelecimento de marca reconhecida e confiável. Contudo, os produtos vendidos ali não possuem procedência. 

Responsabilidades dos postos

Todos os postos de combustível têm a responsabilidade de apresentar informações para orientação do consumidor em uma placa padronizada, conforme estabelecido pelas Resoluções nº 41/2013 e 57/2014 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Essa placa deve conter o número da autorização concedida pela ANP para a realização da atividade, a razão social, o nome fantasia e o CNPJ do estabelecimento, além do endereço, horário e dias de funcionamento.

Serviços

Se o consumidor se sentiu lesado de alguma forma, é imprescindível que ele denuncie o crime e faça parte da rede em defesa do mercado legalizado. Tal rede de proteção ao bolso, e às práticas de defesa do consumidor, está prevista na seção Denuncie, do Instituto Combustível Legal, uma ferramenta que ajuda a encontrar o órgão correto na região da pessoa para registro da ocorrência.

A seção Denuncie do Instituto Combustível Legal é uma ferramenta para todos os consumidores lesados de alguma forma, e que desejam tomar medidas para combater o mercado ilegal. Nas palavras de Emerson Kapaz, “de “nós entendemos a importância de encontrar o órgão correto para registrar sua ocorrência, e é por isso que desenvolvemos essa seção em nosso website”.

Em suma, através da seção Denuncie, o consumidor tem acesso a informações precisas sobre como e onde denunciar o crime. Uma lista completa de órgãos responsáveis pela aplicação da lei é fornecida para cada região. Assim, a pessoa pode encontrar a instituição adequada na sua localidade e registrar sua denúncia com eficiência.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]