/
/
Oscilações nos valores dos combustíveis: entenda os preços da gasolina e do diesel

Oscilações nos valores dos combustíveis: entenda os preços da gasolina e do diesel

Além das definições da Petrobtrás, os preços podem variar de acordo com a região e a isenção ou não de impostos

Em maio foi anunciada pela Petrobrás a nova estratégia comercial para definir os preços de diesel e gasolina. A partir de então, passou a ser referência o custo alternativo do cliente, quando há alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de substitutos. Além disso, existe o valor marginal para a Petrobras, baseado em alternativas para a empresa, como produção, importação ou exportação.

O novo modelo provocou alterações no preço da gasolina. Mesmo com a nova política, a proposta ainda seguirá parâmetros internacionais. A nova precificação no valor da venda da gasolina, diesel e gás de cozinha para as distribuidoras têm influência no preço final nas bombas para os consumidores. O valor do repasse final varia de acordo com as regiões do Brasil.

Leia mais: Senacon já recebeu mais de mil denúncias contra preço abusivo em postos

O que influencia o preço do diesel?

O valor final que chega ao consumidor depende de questões como impostos (Cide, ICMS, PIS/Pasep e Confins), lucros de quem produz ou importa, e as margens do distribuidor. Para a Petrobras, é destinado 63,2% do preço, o que representa mais da metade do valor encontrado pelo cliente nos postos de combustíveis. Além disso, há 11,7% de impostos sobre o valor final. Uma vez que Cide, PIS e Confins estão zerados, a parcela que sobra é atualmente somente o imposto estadual, o ICMS. Já aos revendedores cabe uma parcela de 14,7%. Existe, por fim, a parte do biodiesel, misturado pelas distribuidoras, e a porcentagem em cima dela é de aproximadamente 15%.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

E o preço da gasolina, como é definido?

Assim como ocorre no diesel, o preço final da gasolina sofre alterações de acordo com os impostos e o lucro sobre distribuição e revenda. Vale lembrar que a gasolina vendida nos postos de combustível tem uma mistura com etanol anidro. Quanto aos impostos, o valor final chega a 33,6% quando somados ICMS, PIS/Pasep e Confis. Desse valor, 24,1% é para o ICMS e 9,5% para o restante. Já à Petrobras cabe uma parcela de 38,8% do preço final. Assim como o biodiesel misturado no diesel tem influência no valor do combustível, com a gasolina acontece o mesmo. O etanol anidro representa 13,2% do valor final. Cabe às distribuidoras e revendedoras uma parcela de 14,3%.

Conheça o Mundo do CX

Os preços podem variar de acordo com as regiões do Brasil

Os valores dos combustíveis variam de acordo com a região do país. Para isso, são levadas em consideração questões como custo de distribuição e as características de cada estado. Os custos também podem passar por alterações de acordo com o período do ano, e podem ser acompanhados no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Um exemplo de como os valores podem variar está no Índice de Preços Ticket Log (IPTL). De acordo com o levantamento feito na última quinzena de julho, o preço do litro da gasolina no país foi comercializado por, em média, R$ 5,79,  alta de 5,08% com relação a junho.

No período analisado, o preço médio mais caro apurado foi no Norte do país, onde o litro de gasolina custava R$ 6,16. Já o Sudeste manteve os valores mais baratos, com o litro vendido a R$ 5,66. Porém, o preço nos estados também pode oscilar, prova disso é que, em Roraima, a gasolina foi comercializada a R$ 6,47, a mais cara do país. Em julho, aumentos de 2% foram identificados em todas as unidades federativas.



+ NOTÍCIAS
Governo monitora preço do combustível após nova política da Petrobras
Crescem vendas de veículos elétricos e soluções em energia limpa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]