Pesquisar
Close this search box.
/
/
Com IOF em alta e sem planejamento, sonho das férias pode ser pesadelo

Com IOF em alta e sem planejamento, sonho das férias pode ser pesadelo

Se precisar de dólar então, fica mais complicado, uma vez que a moeda está em alta – R$2,33. Isso é um sinal bem claro de que, para quem não havia se programado corretamente, essa talvez não seja a melhor hora para se fazer essa viagem

Férias é sempre uma época de muitos gastos, principalmente, quando se decide viajar. O ano virou e uma notícia piorou ainda mais a situação de quem estava planejando sair do país: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente nos pagamentos em moeda estrangeira feitas com cartão de débito, saques em moeda estrangeira no exterior, compras de cheques de viagem (traveller checks) e carregamento de cartões pré-pagos com moeda estrangeira se igualou ao do cartão de crédito, indo de 0,38% para 6,38%.
 
Se precisar de dólar então, fica mais complicado, uma vez que a moeda está em alta – R$2,33. Isso é um sinal bem claro de que, para quem não havia se programado corretamente, essa talvez não seja a melhor hora para se fazer essa viagem; é melhor adiar ou mudar de destino. Para saber o que fazer com segurança, recomendo que faça um diagnóstico da vida financeira, sabendo exatamente quais são seus ganhos e gastos do mês, estando ciente de quanto poderá gastar nesse período.
 
É muito provável que tenha que cortar alguns passeios e compras da lista, para que o aumento do IOF e a alta do dólar não pesem tanto no orçamento, correndo o risco de cair em um endividamento. Um conselho que sempre dou é respeitar o padrão de vida, pois só assim é possível realizar sonhos sem precisar entrar em desespero depois para bancá-los, podendo até se tornar um inadimplente.
 
Precisamos tomar cuidado para não gastar o que não temos, com coisas que não precisamos, para impressionar, muitas vezes, pessoas que nem sequer conhecemos. Respeitar o dinheiro que passa por nossas mãos é o ponto principal para não perder o controle das finanças pessoais. Caso, depois de uma análise minuciosa do orçamento, você perceber que só será possível realizar a viagem tendo que parcelar tudo, é melhor nem fazer. O que era um sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo em poucos dias.
 
Então, reúna a família – inclusive as crianças – para falar sobre a situação financeira, para que todos possam colaborar nesse momento. Peça a ajuda de todos para pesquisar preço de pacotes de viagem e passagens de avião em, pelo menos, três lugares físicos e virtuais. Acredite, uma simples busca pelo menor preço pode diminuir significativamente os gastos. Se resolverem passear Brasil e de carro, não se esqueçam de fazer uma revisão completa e verificar documentação e seguro, pois, além de evitar acidentes, também ajudará a economizar com possíveis problemas que possam ocorrer.
 
Mas se decidirem ir para fora mesmo, com o aumento do IOF para cartões pré-pagos, vale mais a pena levarem 20% em espécie e o resto gastarem no cartão de crédito mesmo, pois, dessa forma, pode-se conseguir algumas vantagens, como o acúmulo de milhas para a próxima viagem ou para desconto em alguns produtos. No entanto, aconselho levar, no máximo, dois cartões de crédito, com vencimentos próximos e posteriores à data da viagem. Não se esqueça de informar a operadora, para que saiba que estará fora do país durante esse período.
 
E por último, um ponto muito importante: ninguém está livre de imprevistos, e passar aperto em outro país não é nada agradável. Por isso, procure levar de reserva de 30% a 50% do total do valor do passeio.

 

Leia mais:

Metade dos paulistanos pretende comprar bens no 1º. trimestre

Dinheiro na mão de brasileiro é vendaval?

Reclamações mostram problemas, mas também mudanças
 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]