Pesquisar
Close this search box.
/
/
O colaborador como destaque na construção da experiência do cliente

O colaborador como destaque na construção da experiência do cliente

Entenda a importância dos funcionários na hora de construir a empatia com o cliente

Falar que a experiência do cliente é importante já é uma obviedade. Afinal, sem experiência, já não existe negócio que sem mantenha, vide o estudo da RedWeb, que confirmou que 73% das empresas com customer experience acima da média apresentam melhor desempenho financeiro do que seus concorrentes. E posto que as impressões do consumidor começam nos primeiros 27 segundos, conforme aponta relatório do Dollar Shave Clube, realizado pela OnePoll, é preciso ser assertivo logo de cara.

Embora todo mundo já saiba que a experiência é fundamental para os negócios, o que pouca gente aborda é o quanto a experiência enriquece no momento em que o colaborador pensa e se torna cliente. E essa é uma das prioridades da Casai, como explica Aristeu Neto, gerente de Product & Experience da Casai, startup de hospedagens.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 

“O foco, que antes era muito mais de vistoria técnica, passou a ser na experiência do usuário, relatando questões como limpeza, ruídos, enxoval, amenidades, contato com o time de concierge, processo de check-in/check-out, entre outros. Muitos nunca haviam tido a oportunidade de se hospedar em um apartamento Casai, e quando eles participam do projeto conseguem entender melhor o quanto o trabalho de cada um influencia o produto final”, conta o executivo.

A construção de uma boa experiência por meio
do planejamento da jornada

Para Neto, a diferença da construção de uma jornada depende da experiência do cliente. Se em menos de um minuto o consumidor cria uma primeira impressão, como planejar uma jornada que impressione no primeiro contato?

“Precisamos sempre priorizar a solução dos problemas adequadamente, pois nenhum atributo mais sofisticado será valorizado se o básico não funcionar. Antes de criarmos novas funcionalidades e produtos, é importante garantirmos que as ofertas essenciais estão sendo entregues com qualidade”, explica o gerente.

Ele destaca, ainda, que o uso de dado é fundamental para a estruturação dessa jornada. “Na Casai, por exemplo, nós analisamos o mercado constantemente, seja por meio de nossos dados, seja olhando para tendências econômicas, para entender o comportamento do consumidor e adaptar nossa atuação às necessidades do nosso público”, acrescenta Neto.

Leia mais: Gestão integrada de canais para realizar sonhos

O colaborador como bússola norteadora da jornada

Uma vez que o colaborador se coloca no lugar do cliente, as percepções mudam. Afinal, além da própria percepção como consumidor, eles já conhecem a estruturação da jornada e consomem um olhar mais atento aos pontos falhos e que precisam de melhora.

No entanto, perceber quais são as falhas não significa tentar eliminá-las todas de vez, mas sim promover alternativas de atendimento para sanar esses problemas e atingir a dor do consumidor logo no centro. Uma jornada 100% perfeita, embora seja a meta de quase todas as empresas, é algo irreal — e por isso a área de customer experience vive se reinventando e atualizando a todo momento.

Leia mais: Experiências desastrosas: a falha da Disney ao interromper o pedido de casamento

“A ideia é que o atendimento oferecido garanta que a estadia do hós’pede Casai seja marcada por uma sensação de cuidado e acolhimento, seja por meio de nossas dicas culturais para curtir a cidade, seja solucionando rapidamente qualquer questão que possa aparecer”, conclui Neto.


+ Notícias

Em 22 anos, o preço do plano de saúde individual cresceu 542%
Como a diversidade brasileira está representada pelos anunciantes? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]