Pesquisar
Close this search box.
/
/
Coisa de família

Coisa de família

Com valorização das pessoas e valores bem estabelecidos, Eataly leva sabor italiano para o mundo

Foi uma bela ideia para o início do World Retail Congress (WRC), que acontece nesta semana em Roma com cobertura exclusiva NOVAREJO. Em Roma, como os romanos, diz o velho ditado. Oscar Farinetti, não nasceu na capital italiana, mas é aqui onde a empresa que fundou, a Eataly, possui sua maior loja no mundo.

Sonhada há dez anos e com lojas desde 2007 (a primeira foi inaugurada em Bologna e atualmente são 28 em todo o mundo, com aberturas previstas para locais tão díspares quanto Moscou e Mônaco nos próximos meses), a Eataly construiu um modelo de negócios único, com base em valores familiares, proximidade com o ?jeito italiano de viver? e lojas que valorizam os produtos ao mesmo tempo em que contam histórias. Oferece artigos de alta qualidade, difíceis de encontrar, a preços razoáveis.

?Não somos uma rede. Respeito quem atua dessa forma, mas, para mim, somos uma família?, diz Farinetti. ?Somos todos diferentes, mas compartilhamos os mesmos valores de boa comida, boa companhia e respeito?, completa.

Em sua apresentação no WRC, com um pêssego na mão, Farinetti faz graça com seu inglês macarrônico, trocando as pronúncias de ?peach? (pêssego) e ?peace? (paz). Quando o gelo com a plateia está quebrado, ele usa a fruta para explicar que a semente do pêssego representa os valores da empresa e a pele é o marketing (?é o que faz alguém olhar para nós e nos escolher?). Mas a parte mais saborosa e que faz o cliente retornar são as pessoas.

Philip Kotler tem seus famosos 4 ?Ps? do marketing. Farinetti resume todos em um só. ?Produto, preço, promoção e ponto de venda só fazem sentido se tivermos as melhores pessoas conosco?, afirma. ?Esse é o único P que importa?, decreta.

Considerando que tudo nasce e termina nas pessoas, o primeiro objetivo deve ser criar um bom ambiente de trabalho para elas. ?Trabalhamos para as pessoas e celebramos a identidade italiana em todo o mundo. Quem trabalha feliz vive feliz, e é isso que buscamos aqui?, diz Farinetti. Pessoas felizes, vivendo segundo uma proposta de vida muito clara: viver de forma simples e natural. ?Nossos produtos não têm agrotóxicos, são de alta qualidade, e valorizamos o ato de comer bem. Não comer muito, mas comer maravilhosamente. Cada garfada deve ser um orgasmo?, afirma, gerando risos na sisuda plateia de quase 500 CEOs de varejo que acompanham sua apresentação.

NOVAREJO está em Roma para a cobertura do World Retail Congress (WRC), o maior evento estratégico do varejo mundial. Acompanhe a cobertura pelo site 192.168.0.154/novarejo e na edição setembro/outubro da revista.

Leia mais:
Vim, vi, comi

Para viver a Itália, fora da Itália

Não é mercado nem empório ou shopping, é o Eataly

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]