Foi uma bela ideia para o início do World Retail Congress (WRC), que acontece nesta semana em Roma com cobertura exclusiva NOVAREJO. Em Roma, como os romanos, diz o velho ditado. Oscar Farinetti, não nasceu na capital italiana, mas é aqui onde a empresa que fundou, a Eataly, possui sua maior loja no mundo.
Sonhada há dez anos e com lojas desde 2007 (a primeira foi inaugurada em Bologna e atualmente são 28 em todo o mundo, com aberturas previstas para locais tão díspares quanto Moscou e Mônaco nos próximos meses), a Eataly construiu um modelo de negócios único, com base em valores familiares, proximidade com o ?jeito italiano de viver? e lojas que valorizam os produtos ao mesmo tempo em que contam histórias. Oferece artigos de alta qualidade, difíceis de encontrar, a preços razoáveis.
?Não somos uma rede. Respeito quem atua dessa forma, mas, para mim, somos uma família?, diz Farinetti. ?Somos todos diferentes, mas compartilhamos os mesmos valores de boa comida, boa companhia e respeito?, completa.
Em sua apresentação no WRC, com um pêssego na mão, Farinetti faz graça com seu inglês macarrônico, trocando as pronúncias de ?peach? (pêssego) e ?peace? (paz). Quando o gelo com a plateia está quebrado, ele usa a fruta para explicar que a semente do pêssego representa os valores da empresa e a pele é o marketing (?é o que faz alguém olhar para nós e nos escolher?). Mas a parte mais saborosa e que faz o cliente retornar são as pessoas.
Philip Kotler tem seus famosos 4 ?Ps? do marketing. Farinetti resume todos em um só. ?Produto, preço, promoção e ponto de venda só fazem sentido se tivermos as melhores pessoas conosco?, afirma. ?Esse é o único P que importa?, decreta.
Considerando que tudo nasce e termina nas pessoas, o primeiro objetivo deve ser criar um bom ambiente de trabalho para elas. ?Trabalhamos para as pessoas e celebramos a identidade italiana em todo o mundo. Quem trabalha feliz vive feliz, e é isso que buscamos aqui?, diz Farinetti. Pessoas felizes, vivendo segundo uma proposta de vida muito clara: viver de forma simples e natural. ?Nossos produtos não têm agrotóxicos, são de alta qualidade, e valorizamos o ato de comer bem. Não comer muito, mas comer maravilhosamente. Cada garfada deve ser um orgasmo?, afirma, gerando risos na sisuda plateia de quase 500 CEOs de varejo que acompanham sua apresentação.
NOVAREJO está em Roma para a cobertura do World Retail Congress (WRC), o maior evento estratégico do varejo mundial. Acompanhe a cobertura pelo site 192.168.0.154/novarejo e na edição setembro/outubro da revista.
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