/
/
CM Indica: No jardim de Monet

CM Indica: No jardim de Monet

Nova exposição de Claude Monet no MASP, os melhores momentos do Boteco da CM e um paper sobre IA: confira as dicas da semana!

O movimento impressionista surgiu a partir de uma piada. No século XIX, os avanços na tecnologia da fotografia ofereceram novos conhecimentos sobre o funcionamento do olho humano, a forma como capta a luz e gera imagens ao cérebro. Artistas como Monet, Renoir, Manet e Berthe Morisot buscaram, então, explorar essa mecânica na pintura. A chave para esse novo estilo estava nas pinceladas apressadas, na tentativa de capturar a primeira impressão do olhar, as cores, o movimento e os efeitos da luz contra os objetos.

Na primeira exposição na qual os artistas expuseram suas experimentações, a crítica os chamou de “impressionistas”. O apelido, apesar de sua intenção pejorativa, não poderia ser mais certeiro. A carapuça serviu, e o movimento ganhou um nome: Impressionismo, um dos mais disruptivos da história da arte ocidental.

Essa união dos conhecimentos tecnológicos da época com técnicas de pintura emergentes deu vazão a grandes nomes que surgiram no período e subsequentemente. Van Gogh, Cézanne, Degas, Pissarro, Mary Cassatt, Seurat e tantos outros foram impactados pelas inovações dos impressionistas.

Agora, o MASP recebe uma exposição exclusiva sobre um dos maiores expoentes do movimento: Claude Monet, com 32 obras, sendo várias delas inéditas no hemisfério sul do globo.

A ecologia de Monet

Claude Monet teve uma vida artística intensa. Foram mais de 1.300 obras realizadas. Entre elas, estão pinturas de repetição, na qual o artista tinha um mesmo objeto de observação em diferentes períodos do dia, capturando as diferentes formas que a luz e as cores incidiam sobre ele. É o caso também da série das Ninfeias, flores aquáticas que o pintor cultivava em seu jardim em Giverny.

Agora, visitantes poderão conhecer alguns desses trabalhos ao vivo e a cores na exposição “A Ecologia de Monet”, que estreia hoje no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Trata-se de uma leitura sobre a relação de Monet com a natureza, explorando a transformação da paisagem e que revelam a carreira do artista, entre as décadas de 1870 e 1920.

A exposição se divide em 5 núcleos, que explora diferentes elementos presentes na obra de Monet: “O Sena como Ecossistema”, “Os barcos de Monet”, “Neblina e Fumaça”, “O Pintor como Caçador”, e “Giverny: Natureza Controlada”. A exposição ficará em cartaz até o dia 24 de agosto.

Os melhores momentos do Boteco da CM

Perdeu algum CM Indica ao longo da semana? Confira agora as indicações da Consumidor Moderno e não deixe de acompanhar essas e outras recomendações na CM News.

Já bateu a saudade do Boteco da CM? A espera pelos próximos episódios do videocast da Consumidor Moderno já está acabando, e logo mais você terá novos episódios para maratonar à vontade.

Enquanto isso, que tal conferir os melhores momentos dos nossos últimos bate-papos? Relembre os principais insights de lideranças do mercado de CX, acompanhe histórias dos especialistas de marketing, e dê boas risadas dos perrengues do empreendedorismo da galera que está fazendo acontecer!

AI 2027

No paper AI 2027, pesquisadores da OpenAI, da AI Digest e do Center for AI Policy fazem uma série de previsões sobre a revolução causada pela Inteligência Artificial generativa. 

Com gráficos e uma escrita engajante, os autores destacam as possibilidades que ainda estão por vir, como próximos modelos de IA, a aceleração das pesquisas, e até mesmo desafios geopolíticos e de mercado. 

Para os autores, o impacto da IA super-humana na próxima década será colossal, ultrapassando as transformações provocadas pela Revolução Industrial.

Vale a pena reservar um tempinho para se debruçar sobre o estudo, acompanhando a evolução dos gráficos sobre um futuro cada vez mais próximo!

O profissional do futuro

O trabalho nunca mais será o mesmo. A IA está transformando profundamente as relações humanas e profissionais. Mas, como se adaptar a esse cenário em plena evolução?

É esse questionamento que Michelle Schneider, professora convidada na Singularity University, busca responder no livro O profissional do futuro: Como se preparar para o mercado de trabalho na era da IA

Para Schneider, a formação tradicional já não é suficiente para lidar com os desafios provocados pela tecnologia. Assim, embora muitas tarefas sejam substituídas por máquinas, habilidades humanas como criatividade, empatia e pensamento crítico tornam-se ainda mais valiosas.

Na obra, a autora apresenta as transformações causadas pela IA, pela automação e pela transformação digital, e oferece um guia necessário para o desenvolvimento de novas habilidades. 

O caminho do cliente

Como disse Warren Buffett certa vez, “leva vinte anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la”. O livro O caminho do cliente, o especialista em CX Ricardo Pena oferece um guia para evitar que isso aconteça.

O executivo compartilha histórias pessoais e experiências profissionais para demonstrar como o consumidor deve ser conquistado desde o primeiro contato, revelando ferramentas essenciais para lideranças de experiência do cliente.

Mapeamento de jornadas, pesquisas de satisfação, formação de equipes, encantamento e desafios de atendimento, tudo faz parte deste mapa em 7 passos para a criação de uma experiência de excelência.

“O cliente não ocupa um papel secundário nos relacionamentos, mas, sim, o de protagonista”, afirma. “E proporcionar experiências incríveis às pessoas, no mundo de hoje – ansioso, exigente e acelerado, em que muitos se sentem estafados – é um baita desafio.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]